X

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de zika vírus no Acre

 Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira, 25, o secretário de Saúde do Estado e do Município, Gemil Junior e Otoniel Almeida, respectivamente, anunciaram a confirmação do primeiro caso de zika vírus no Acre. A paciente é uma gestante, de 35 anos, e teve o primeiro diagnóstico de um laboratório particular de Rio Branco, em novembro de 2015.

Após a confirmação do caso, em fevereiro deste ano, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), fez o bloqueio químico numa área de 500 metros das proximidades da casa da gestante.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, a paciente não fez nenhum deslocamento para outros estados, por isso, possivelmente tenha sido infectada pelo vírus que já circula na região.

“Esse é um momento muito importante. É preciso que a população de todo o estado atendam de maneira carinhosa todas as equipes. Em média, 1500 pessoas estão trabalhando diariamente. Quase 100 mil casas já foram visitadas na Capital. Todos podem ajudar não deixando água acumulada em nenhum local”, alertou Gemil.

Otoniel Almeida destaca que, apesar da paciente optar por continuar o tratamento na rede privada, o Estado e Município estão à disposição da paciente. Ele explica que o Município acompanha mais de 4 mil grávidas que realizam pré-natal na rede pública de Saúde.

Ainda segundo informação da secretaria de Saúde, 122 casos notificados de zika vírus continuam sob investigação. A média para o resultado final das investigações é de 60 dias. “Todas as pessoas estão sendo acompanhadas logo na notificação, além do bloqueio químico da região”, disse Otoniel.

O zika vírus

zika é uma doença caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Geralmente, a doença tem evolução benigna, e os sintomas desaparecem espontaneamente, entre três e sete dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda, África.

A Gazeta do Acre: