Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Márcio Batista frisa que 2016 será um ano de desafios e oportunidades em Rio Branco

Batista destacou as principais conquistas de 2015. (Foto: Ascom PMRB)
Batista destacou as principais conquistas de 2015. (Foto: Ascom PMRB)

A sessão solene de abertura dos trabalhos no parlamento municipal foi marcada pela leitura da mensagem governamental, feita pelo prefeito em exercício, Márcio Batista. De acordo com ele, 2016 será de desafios, mas também de oportunidades.

“Sem dúvidas haverá grandes desafios em 2016, frente a um cenário de retração econômica e de reequilíbrio das contas públicas. Entretanto, ao olharmos para os resultados dos últimos anos, o sentimento que temos é de gratidão ao Legislativo Municipal, seja pela convivência democrática e respeitosa durante esses três anos de gestão, e da mesma forma, pelo apoio essencial para condução de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento de Rio Branco”.

Márcio citou os principais desafios enfrentados ao longo dos últimos anos pela prefeitura de Rio Branco. Para ele, a alagação de 2015 foi um dos momentos mais delicados ocorridos na Capital.

“Para dimensionarmos o desafio que enfrentamos com a enchente 2015, foram 53 bairros atingidos, mais de 700 ruas (154 km) que precisaram ser recuperadas. A recuperação dessas ruas, no pós-enchente, ocorreu com recursos próprios, em um esforço orçamentário e financeiro sobremaneira da Prefeitura”, salientou.

Na Educação, o prefeito em exercício lembrou o resultado obtido por Rio Branco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. “Conquistamos a 5ª melhor nota no IDEB/2014, com um índice de 5,5, no quesito de qualidade do ensino oferecido nas nossas escolas. Em 2012, esse índice era de 4,8”, disse.

Na infraestrutura, o destaque à parceria com o Governo do Estado, através do Programa Ruas do Povo, que promoveu a intervenção em 182 ruas em 44 bairros de Rio Branco.

No transporte e mobilidade urbana, segundo ele, apesar dos desafios enfrentados, também ocorreram avanços. “Tivemos a implantação de dois novos terminais de integração, Baixada e o Tucumã-Universitário, além da construção de outros dois, um no Bairro São Francisco e outro no Adabalberto Sena, que estão em fase final de obras. Renovamos a frota de ônibus da cidade, com 87 novos veículos. A idade média da frota, que em 2013 era de 4,9 anos, foi reduzida para 4,3 anos em 2015”.

Na saúde, ele citou que o foco foi na reestruturação da rede física das Unidades do Município. “Foram 18 Unidades Básicas de Saúde entregues. Temos ainda oito Unidades em construção, a Policlínica Barral Y Barral e mais oito projetos aprovados”.

Ele comemorou a redução em 74,22% os casos de Dengue entre 2013 e 2015. “Com a mobilização da equipe da Prefeitura e a parceria da população controlamos os índices de Dengue, saindo de 32 mil casos em 2010, para pouco mais de 330 casos em 2015”, destacou.

Sair da versão mobile