Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde de Rio Branco realiza sétimo arrastão do ano e intensifica ações contra o Aedes

Com o apoio do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) realizou nesta sexta-feira, 26, mais um arrastão contra o mosquito Aedes aegypti. Este é o sétimo arrastão realizado em 2016 e, desta vez, aconteceu em cinco localidades da parte alta da cidade: bairros Placas e Altamira e residenciais Sabiá, Bem te vi e Juruá.

O objetivo é avançar com o controle vetorial por toda a cidade. Desde o ano passado até agora, em arrastões e visitas de rotina, a equipe da Semsa já alcançou mais de 120 mil imóveis de Rio Branco. São feitas as vistorias nos ambientes e em caso de necessidade, é realizada a aplicação do larvicida em caixas d’água e outros recipientes, que protege a água da presença de larvas por até dois meses.

O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, também esteve no arrastão desta sexta. Ele explicou que, além dos 120 mil imóveis já visitados, outros 50 mil deverão receber a visita da equipe da Semsa até o final de março. Em seguida será feito um novo Levantamento Rápido de Aedes aegypti, o Liraa. Após esse novo levantamento, a Semsa vai iniciar um novo ciclo de controle vetorial. “O Liraa é que vai indicar onde estão os focos e, portanto, onde devemos centrar  os trabalhos. Assim, poderemos também sentir o resultado do trabalho executado até este momento”, falou o secretário.

Os moradores das localidades visitadas se mostram agradecidos pelo trabalho da equipe de saúde de Rio Branco. A Dona Maria Brasília, de 78 anos, é moradora do bairro Altamira e conta que há sete anos ela e toda a família tiveram dengue. De lá para cá, segundo a dona de casa, o trabalho das equipes da Semsa se intensificaram e não houve novos casos da doença na família. “Quando todos aqui pegaram dengue, foram dias de sofrimento. Nunca vou me esquecer das dores. Mas, depois disso, essas equipes vêm aqui com frequência e, inclusive, me ensinaram como afastar a doença da minha casa”. A senhora Francisca Cosma, das Placas, diz que as visitas fazem com que os moradores se empenhem mais na limpeza dos quintais.

Alerta e intensificação

Segundo o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, após a confirmação do primeiro caso do zika vírus em Rio Branco, os trabalhos de combate ao mosquito já foram reforçados e as parcerias estão sendo ampliadas. Além dos 285 Agentes de Endemias, outros 500 Agentes Comunitários de Saúde reforçaram as ações e na próxima semana o efetivo do Exercito, que também trabalha no combate ao aedes, será ampliado com mais cem homens.

A diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Luana Esteves, diz que a secretaria também intensificou o uso de olvitrampas, que são armadilhas impregnadas com substância que atrai as fêmeas e as elimina.  As olvitrampas- que são pequenos jarros – são instaladas nas casas de bairros com grande índice de infestação.

Instituições – Oteniel Almeida destaca ainda que a Semsa vem buscando o apoio e participação de instituições no combate ao mosquito. Segundo o secretário, a seccional acreana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Acre) já manifestou o interesse de mobilizar seus membros em ações, como visitas de orientação nos bairros.

Quem também está engajada é a Câmara Municipal de Vereadores, que vai liderar, na manhã deste sábado, 27, um arrastão de combate ao mosquito no bairro Taquari. “Agora já temos a certeza da circulação do vírus zika em nossa cidade. Então, é hora de união no combate a esse mosquito, que pode causar doenças, como a microcefalia, que terão resultados até em futuras gerações”, explicou Oteniel.

Arrastão_dengue_foto_Tattiana Jiménez (2)

Sair da versão mobile