Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem 362 casos suspeitos de zika e 1 confirmação; Mais de 3 mil casos de dengue foram notificados

 A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) divulgou nesta quarta-feira, 9, o boletim epidemiológico nº 7 de 2016. Segundo o relatório, o número de casos notificados do zika vírus no Acre subiu para 365. Destes, 1 foi confirmado, 2 descartados e 362 estão sob investigação epidemiológica e laboratorial.

O Ministério da Saúde (MS) confirmou no dia 25 de fevereiro, o primeiro caso confirmado de zika vírus no Acre. Segundo a Sesacre, a mulher de 35 anos, está no 2º trimestre de gravidez e optou por seguir o tratamento na rede privada de saúde.

Ainda de acordo com o boletim, o aumento de notificações de zika vírus se deve a publicação da portaria que determina a notificação para todos os serviços de saúde, públicos e privados. Anteriormente, a notificação acontecia somente nas cinco unidades sentinelas do Estado.

Com relação aos casos de microcefalia, o Acre registrou 26 notificações. Destas, 3 casos foram importados de Rondônia. Todos os casos ainda estão sob investigação. Ainda não foi confirmado que o zika vírus pode causar microcefalia. A Sesacre lembra ainda que, outros agentes infecciosos são causadores da doença como sífilis e toxoplasmose.

Chikungunya

No Acre, no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016, foram notificados 325 casos de Febre Chikungunya. Dos casos suspeitos, 8 foram descartados. A Secretaria de Saúde destaca que o Laboratório de Referência Instituto Evandro Chagas atende as regiões Norte e Nordeste do Brasil, fato que justifica a demora para emissão da liberação dos resultados.

Dengue

Este ano, entre 3 de janeiro e 20 de fevereiro, foram notificados 3.228 casos suspeitos de dengue no Estado. Do total, 30 foram confirmados, 277 descartados e o restanto continua aguardando resultado laboratorial.

No mesmo período em 2015, foram registrados mais de 5 mil casos suspeitos, sendo que mais de 3 mil foram confirmados. Portando, houve uma redução de mais de 36% nas notificações de dengue no Acre.

 

 

Sair da versão mobile