Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bandeira do Acre foi derrubada de mastro; Diretor da Seop acredita em forma de protesto

 A bandeira do Acre, que fica hasteada na Gameleira, foi alvo de vândalos na madrugada desta quinta-feira, 17, em Rio Branco. Segundo a perícia, a bandeira que foi derrubada teve os cabos de sustentação cortados, possivelmente por um alicate.

O diretor executivo da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Átila de Souza, acredita que a bandeira foi alvo de protesto, devido ao momento político e econômico conturbado em que o Brasil vive. “Essa bandeira está hasteada há 14 anos e nunca aconteceu algo parecido. Muita coincidência né? Hoje e amanhã acontecerão protestos políticos.”

Ainda segundo o diretor, a estimativa de prejuízo é de aproximadamente R$ 2 mil, pois foi preciso rebobinar o cabo de sustentação e colocar a correia no lugar. “A bandeira foi hasteada ainda nesta quinta-feira, 17. Depois que a perícia terminou a investigação, nossa equipe foi para o local”, explicou.

Segundo a Polícia Civil, a investigação foi iniciada e o possível autor deve ser identificado. As imagens das câmeras da região também serão analisadas para verificar se alguma gravou a ação.

A lei que regulamenta a apresentação da bandeira, diz que atos de desrespeito contra o símbolo do estado é considerado contravenção. O infrator fica sujeito à pena de multa de dez a vinte vezes a Unidade Padrão Fiscal (UPF) vigente no Estado.

FOTO - CAIO FULGENCIO
FOTO – CAIO FULGENCIO
Sair da versão mobile