Por conta das fortes chuvas ocorridas na bacia do igarapé São Francisco que atravessa vários bairros em Rio Branco, uma forte enxurrada assustou moradores de três localidades. De acordo com a Defesa Civil Municipal, algumas casas foram atingidas, mas sem maior gravidade. Nesse período de chuvas, a população que mora próxima a essas áreas deve ter atenção redobrada, apontou o coordenador da Defesa Civil, coronel George Santos.
Os pontos atingidos pelas águas foram a região na estrada do aeroporto, Mocinha Magalhães e Bairro da Paz. De acordo com o mecânico Luís Silva, morador do bairro Mocinha Magalhães, a água subiu muito rápido.
“Chegou muito perto da minha casa. Fiquei preocupado e subi logo todos os móveis. Mas, hoje baixou na mesma velocidade em que subiu. Muito rápido mesmo. Com a água baixando, dá para perceber a força que tinha a correnteza no leito do igarapé”, falou ele, impressionado com a força da enxurrada.
O coronel George explicou que as primeiras ocorrências foram registradas às 10h de quarta-feira, 2. Nesta quinta-feira, 3, o igarapé já estava com o seu curso normal. E explicou que as enxurradas ocorrem de forma inesperada e bastante rápida. Ao mesmo tempo em que o nível sobe, ele baixa também muito repentinamente, confirmou o coronel.
“Os cuidados nesses casos é evitar crianças no banho nessas águas. Além do risco de morte, já que a correnteza é intensa, há riscos de doenças como a leptospirose, por exemplo. Os materiais energizados, ou seja, que estejam ligados em alguma tomada, devem ser retirados após o desligamento da chave de energia. Atenção também com animais peçonhentos (aranhas, escorpiões, etc). Nessas ocorrências eles procuram locais seco”, detalhou o coordenador da Defesa Civil.
O que fazer quando ocorrer evento de enxurrada?
Ligar para os serviços de emergência do Corpo de Bombeiros no número 193;
Percebendo a elevação das águas retire crianças, idosos e portadores de deficiência para local segura. (Casa de familiares, amigos ou vizinhos)
Aguarde a chegada de Corpo de Bombeiros ou agentes de Defesa Civil.