Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Concursados da Sesacre realizam protesto por convocação

Vários aprovados em concursos públicos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) entre 2013 e 2014 realizaram um manifesto na manhã desta terça-feira, 15, para cobrar da secretaria que as contratações sejam efetuadas. De acordo com os manifestantes são mais de duas mil aprovados esperando contratação.

O protesto percorreu várias ruas no Centro e terminou em frente ao Ministério Público Estadual onde os concursados protocolara a intervenção do órgão sobre o concurso. De acordo com os profissionais, a previsão é que as nomeações ocorram até 2018, porém, alegando falta de estrutura nas unidades de saúde, eles pedem a contratação imediata.

O secretário adjunto de planejamento e gestão da Secretaria de Saúde (Sesacre), Irailton Lima, explicou que o Estado está convocando os profissionais de acordo a “situação legal”. Além disso, ele alega que já foram chamados 1,1 mil profissionais dos dois concursos vigentes.

“Neste momento, o Estado não pode convocar porque entrou no limite prudencial, previsto na lei de responsabilidade fiscal. E aí o governo, como todo, não pode contratar. Sabemos que há necessidade no serviço, mas também é preciso levar em consideração a situação econômica”, esclareceu.

Os concursos são para diversas áreas como por exemplo enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias. Segundo Charlton Menezes fez concurso para condutor de ambulância em 2014. “Hoje, todos os dias a gente só vê denúncia em relação à Saúde. Faltam profissionais e o atendimento demora porque está faltando pessoal. A Saúde está precária”, reclamou o candidato.

Protesto 1 (5) Protesto 1 (2) Protesto 1 (3)

Sair da versão mobile