Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

CBF aumenta número de times e muda forma de disputa da Série D

A Série D do Campeonato Brasileiro deste terá mudanças importantes. O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde de ontem, 15, aumento no número de times participantes (de 40 para 48) e alteração na forma de disputa da competição nacional.

Para distribuir as oito vagas a mais, a entidade nacional usou o Ranking Nacional de Federações de 2016. Com as mudanças, o estado de São Paulo ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará também foram beneficiados e ganharam mais uma vaga, desconsiderando-se os rebaixados da Série C.

Na nova fórmula de disputa, os 48 clubes serão divididos em 12 grupos de quatro cada. As equipes jogam entre si em turno e returno dentro das suas respectivas chaves e os dois melhores avançam para a fase eliminatória, junto com os oito melhores terceiros colocados. Ao todo, 32 equipes se classificam para o mata-mata, e o torneio terá uma fase a mais que nas edições anteriores.

A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio. A entidade também ainda não decidiu se irá manter o cruzamento qualificado para a segunda fase, semelhante à Libertadores, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante. A tabela básica da quarta divisão deve ser divulgada até o fim deste mês. (Com informações do GE.com)

Sair da versão mobile