X

STJD pune Genus, mas mantém volta contra Estrelão; CBF recorre

A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Genus/RO com a perda de seis pontos e uma multa de R$ 500 por usar o lateral Tiago Guarate de forma irregular no jogo de ida da primeira fase da Copa Verde, contra o Rio Branco. O duelo ocorreu na semana passada, em Porto Velho. O julgamento, realizado na tarde de ontem, 16, no Rio, mantém a partida de volta. De imediato, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a denunciante no caso, recorreu da decisão do tribunal.

Caso a decisão do julgamento seja mantida, haverá o jogo de volta entre Rio Branco e Genus, na Arena da Floresta, com data a ser confirmada. Na ocasião, o time rondoniense precisaria vencer por qualquer placar para igualar o número de pontos do Rio Branco e avançar pelo saldo de gols. Para o Estrelão, o empate ou uma vitória simples seria o suficiente para ir à segunda fase.

Logo após o julgamento, a CBF recorreu e o resultado do julgamento foi embargado. A entidade máxima do futebol brasileiro tem como base o artigo 46 do Regulamento Geral de Competições (RGC). O artigo diz: “Em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição”.

Um novo julgamento deve ser realizado no STJD. Enquanto isso, o confronto de volta segue suspenso.

Águia/PA eliminado em caso semelhante
O Águia de Marabá está excluído da Copa Verde. Em um caso parecido com o do Genus, a equipe paraense foi julgada nesta quarta-feira pelo STJD pela utilização irregular do lateral Léo Rosa, que deveria cumprir suspensão na estreia do clube na competição, contra o Fast/AM, na fase preliminar, devido expulsão na Copa do Brasil do ano passado, quando defendia o Independente/PA.

Por isso, o tribunal decidiu se basear no artigo 46 do Regulamento Geral das Competições, que diz o seguinte: “em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas ser excluído da competição.”. O departamento jurídico do Azulão já definiu que o clube irá recorrer da decisão.

Náutico/RR
O time roraimense é mais um que deve ir para os tribunais. O Náutico/RR teria usado jogador sem condições de jogo (na documentação) na Copa Verde. A denúncia já foi enviada ao STJD e aguarda julgamento.

A Gazeta do Acre: