X

Nicolau Júnior pede resposta da Anac em relação à suspensão de pistas de pouso

 O deputado estadual Nicolau Junior (PP) voltou a comentar sobre a suspensão de algumas pistas de voo no Estado. O parlamentar disse estar preocupado com situação, haja vista que muitas pessoas estão reclamando na demora da liberação dos voos.

“A maioria das pessoas que usam esse transporte é em decorrência de problemas de saúde. Como deixar a população desemparada desse jeito?”, questionou Nicolau.

O parlamentar relatou ainda que os municípios do Vale do Juruá são os mais prejudicados com a demora na liberação das pistas.

“Algo precisa ser feito, o que não se pode é deixar a situação como está o Vale do Juruá sofre com toda essa demora. A população perde os atendimentos médicos porque quando conseguem chegar o destino final já estão com muitas horas de atraso e muitas vezes não conseguem ser encaixados para um novo atendimento. Voltam para casa sem conseguir resolver nada”.

Nicolau comentou que foi enviado um plano de proteção dos aeródromos para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), solicitando a resolução desse problema, mas até o momento não houve resposta alguma.

“Um plano de voo precisa de uns 40 minutos para ser autorizado. Apenas Feijó, Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão podendo utilizar suas pistas. Levando em consideração que às vezes se espera 40 minutos para receber autorização de pouso numa pista de Santa Rosa, por exemplo, somando isso ao tempo de voo, pode prejudicar muito o estado de saúde de um paciente que precise de atendimento emergencial. Precisamos rever isso urgente”, finalizou.

A Gazeta do Acre: