Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Unidade móvel do Hemoacre coletou 10 doações no Calçadão nesta quarta

RIO BRANCO, AC, 12.02.2015 Hemoacre faz campanha para doação de sangue pelas ruas de Rio Branco em busca de doadores para suprir estoque de sangue para a eventual emergência no período carnavalesco no Estado. Foto: Odair Leal/Folhapress

 Durante toda a manhã desta quarta-feira, 2, a unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) realizou coletas de sangue no calçadão da Rua Marechal Deodoro, em Rio Branco. Novas coletas poderão ser realizadas nesta sexta-feira, 4, a partir das 8h até às 17h, no mesmo local.

A gerente de assistência do Hemoacre, Elba Luzia, explicou que foram coletadas seis doações nesta quarta, mas que a unidade tem capacidade para receber até 40 doações por dia. “Acreditamos que nesta sexta-feira, 4, o número de doações será melhor. Até porque faz tempo que não ficávamos no Calçadão. As doações nos permitem aumentar o estoque para atender a demanda das unidades hospitalares do Estado”, detalhou a Elba.

Vale ressaltar que apenas uma única doação pode salvar até três vidas. Para quem tem interesse em realizar a doação, a gerente de assistência ressalta que estão aptas a doar sangue pessoas na faixa etária de 16 a 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos.

“Não precisa estar em jejum, mas é importante que o doador evite uma alimentação gordurosa por pelo menos quatro horas antes da doação. Também é muito importante que o doador tenha consigo um documento de identidade original com foto para apresentar à nossa equipe”, frisa a gerente.

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde trabalha para aumentar o índice.

Elba ressalta que todos os tipos sanguíneos são importantes. Quem quiser doar, ficamos abertos de segunda a sábado, das 7h30 às 17h45. Os interessados em doar sangue podem procurar à sede do Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete.

2 - Sangue-OL-1

 

Sair da versão mobile