Política local 03/04/2016

“Política é a ciência da corrupção”.
 (Seu Cuca)

Cumpriu
Quando o PSDC rompeu com a base do governo, o deputado Eber Machado, pré-candidato do PSDC a prefeito, afirmou que não iria para a oposição. Foi exatamente o que fez.

Melhor só
Eber preferiu trilhar uma alternativa política para o fortalecimento do PSDC disputando a prefeitura. Diz o velho e surrado ditado: “Melhor sozinho do que mal acompanhado”.

Será chamado
Todo candidato tem como objetivo vencer a eleição. Porém, em uma disputa de dois turnos, a configuração será outra bem diferente.

Agregador
Uma das características do prefeito Marcus Alexandre, segundo o presidente da executiva municipal do PDT, ex-deputado Chicão Brígido, é que ele é agregador.

Espatifa o ninho
A falta de unidade das oposições em torno de objetivos e causas comuns é o que vem derrotando seus candidatos. Não aprenderam com as derrotas nem com o tempo.

Foi derrubada
Em conversa com a Coluna, o deputado federal Leo de Brito (PT) comentou que o instituto da reeleição foi destroçado na Câmara. Depende agora só do Senado.

Túnel do tempo
Para quem não lembra, a Coluna refresca a memória: a reeleição foi uma tranqueira criada no governo FHC para garantir a permanência dos tucanos no poder. Custou muito caro ao Brasil.

Nem a didática
A reeleição no Brasil é tão nociva ao processo democrático que os militares que estiveram no poder por mais de 20 anos tiveram a audácia de criá-la.

Sem acordo
O deputado federal major Rocha declarou à Coluna que é totalmente contrário a qualquer aliança do PSDB com o PMDB para governar o Brasil.

É voz discordante
Major Rocha, que é presidente da Executiva Regional do PSDB, disse que é voz discordante dentro da Nacional, para que tucanos participem de eventual governo de Michel Temer, se vier a ocorrer.

Torceu o rabo
A porca ontem torceu o rabo. O ex-governador Cid Gomes protocolou o pedido de impeachment do vice Michel Temer. Pense em dois irmãos encrenqueiros na política: Ciro e Cid Gomes, ambos do Ceará.

O retorno
O ex-deputado Roberto Jefferson volta ao cenário político assumindo a presidência do PTB no lugar da filha. Jefferson é desses gângsteres da política.

Condenado e perdoado
Roberto Jefferson foi condenado no mensalão pelo STF. Flagrado pegando propina, resolveu envolver outros políticos para não afundar sozinho. Acaba de ser perdoado pelo STF. E o santo preço que o Brasil vai pagar pelos acusadores e delações.

Não haverá
Em conversa com a Coluna, o deputado federal Raimundo Angelim (PT) disse que a sociedade brasileira precisa se manifestar contra o golpe. “Não é apenas uma questão de defender a Dilma, mas a democracia”, pontuou.

Sugestão
O vice prefeito Márcio Batista já deve ter assimilado a mudança. O PCdoB o quer como candidato a vereador. Aliás, já foi um dos melhores. Tem muito a contribuir com a política.

Melhor caminho
A secretária do Gabinete Civil do Governo, Márcia Regina, está longe de ser candidata a cargo eletivo. Sonha em fazer doutorado, já que é advogada e procuradora do Estado.

Nas pegadas do pai
Márcia Regina quer seguir as pegadas do pai, o ex-reitor da Ufac, professor Sansão Ribeiro. “Precisamos preparar as futuras gerações”, argumenta.

Como luva
Foi bem assimilado na política local a dobradinha construída pelo senador Sérgio Petecão entre DEM e PSD. Sua mulher, Marfisa Petecão, será a vice de Tião Bocalom.

Leite derramado
Quando alguns deputados estaduais se derem conta de que é um erro lançar a mãe, esposa e filhos candidatos nessas eleições, o leite já terá sido derramado.

Erro do Mauri
Não precisa de uma pesquisa científica para saber que o maior erro do prefeito Mauri Sérgio (PMDB) foi ter lançado a mulher candidata a deputada estadual na época.

Só 30
Da comissão da Câmara que analisa a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), 30 deputados federais são investigados com vários crimes de corrupção.

Não pode ser
Não é nenhum complexo de vira-lata não, mas o general francês Charles Gaulle disse certa vez que, “o Brasil não era um país sério”. Nunca foi tão evidente.

Assuntos desta notícia