Política local 06/04/2016

“Todo político que mente em uma campanha deveria ser cassado”.
(Deputado Jairo Carvalho (PSD).

É dever
Enxugar a máquina pública em tempos de crise econômica como essa é dever dos governantes. Prefeitos que não fizeram o dever de casa estão encalacrados em dívidas.

Foi o caso
Os prefeitos de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Plácido de Castro estão completamente enrolados. Dificilmente não se tornarão fichas sujas.

Impedidos
Muitos desses prefeitos sonham com as eleições de 2018, mas podem ficar impedidos. Nem mesmo técnicos como Paulo Pedraza conseguem fazer milagres junto ao TCE.

Enxugando também
O prefeito Marcus Alexandre está passando mais uma navalha em alguns cargos em comissão. Melhor jogar limpo do que atrasar salários.

Ficou sozinho
O vereador Joelson Pontes, pré-candidato do PP à prefeitura de Brasileia depois do golpe dado pelo ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB), ficou, como se diz aqui, “que nem jumento sem mãe no sol quente”.

Cresceu muito
A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou eleições gerais no País desde que senadores e deputados também renunciem seus mandados e participem. Acertou na mosca.

Há três meses
A coluna sugeriu há cerca de três meses que a realização de eleições gerais no Brasil e a mudança na forma de governo era a melhor saída.

Manifestações
Depois da entrevista de Dilma Rousseff aceitando o desafio do senador Waldir Raup (PMDB/RO) para realizar eleições gerais, vários deputados e senadores começaram a se manifestar favoráveis. Inclusive, tucanos.

E agora José?
O STF autorizou a Mesa da Câmara a dar prosseguimento ao pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer (PMDB/SP). E agora José?

Não fica um
Estudante que assistia a sessão quando o deputado Jai-ro Carvalho (PSD) disse que “todo político que mentisse em campanha deveria ser cassado”, retrucou: “Não ficaria um, nem mesmo ele”.

Acabou o leite
Jonas Lima (PT) voltou a criticar o PMDB por ter deixado o governo. “O bezerro deixa de mamar quando o leite acaba. É a mesma coisa, a teta secou”.

Não aceitam
Quem passa pelo diretório do PCdoB percebe a bandeira erguida com a foice e o martelo. Consta que não aceitam a indicação da ex-tucana Socorro Nery para o lugar de Marcio Batista.

Não resolve
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) deveria saber que na FPA os assuntos se resolvem na mesa de negociação. Ficar reclamando do PT pela imprensa só faz o jogo da oposição.

Quebre o pau
Jenilson Lopes deve chamar o PT e demais partidos da Frente Popular para um debate sobre o vice. O seu partido, o PCdoB, é bem servido no governo, inclusive, ele também.

Mais uma
Não bastasse a dengue, zika e chikungunya, que vem causando sérios danos à população, aparece a gripe H1N1.

Dores de cabeça
Vazou que a delação do ex-deputado federal Pedro Correia, réu na Lava Jato, envolve políticos do Acre e outros estados do Norte. Todos do PP. Consta que o rolo é grosso.

Balseiro
O PR acaba de aceitar a filiação do prefeito de Assis Brasil, doutor Betinho, oriundo do PSDB. Mais um balseiro político. Segundo a direção tucana, já vai tarde. “Se for falta de um adeus, até logo”, disse um deles.

Tem que ser mulher
A vice de Marcus Alexandre necessariamente terá que ser uma mulher. A estratégia, segundo um cardeal petista, é para bater de frente com a candidata do PMDB, Eliane Sinhasique.

A vez das mulheres
Pelo mesmo motivo o pré-candidato do DEM, Tião Bocalom, teria aceitado a mulher do senador Sérgio Petecão, Marfisa Petecão, para ser sua vice.

Assuntos desta notícia