Dando continuidade a programação do módulo de finalização do curso, os alunos do curso de Cozinheiro do Senac botaram a “mão na massa” e foram avaliados pela supervisão técnica, no período de 11 a 15 de abril, durante a Semana de Avaliação Gastronômica, realizada na Cozinha Escola do Centro de Educação Profissional (CEP).
A banca julgadora foi formada pela supervisão técnica de Turismo, Hospitalidade e Lazer, e contou com a participação dos orientadores educacionais da instituição Raimundo Ananias e Rosevaldo Souza. Na composição da banca, estiveram ainda convidados, colaboradores do Senac e empresários do setor gastronômico.
Os alunos foram observados pela banca desde a montagem dos pratos, sendo avaliados apresentação, textura, temperatura e sabor, bem como a postura profissional dos alunos no ambiente profissional. A busca por profissionais preparados para desenvolver a atividade de cozinheiro com eficiência e criatividade tem crescido na medida em que essa profissão ganha valorização no mercado.
O Senac abre muitas portas para quem busca ingressar no mercado de trabalho e a instituição está preparada para a formação de profissionais da gastronomia. A Semana foi marcada pela criatividade e emoção dos alunos, que encerraram o curso por meio de uma experiência marcante para a turma. Esse profissional organiza e supervisiona serviços de cozinha em hotéis, restaurantes, hospitais, residências e outros locais de refeições, planejando cardápios e elaborando o preparo de alimentos.
Perfil do Cozinheiro – Um bom profissional desta área deve ter gosto por servir e agradar as pessoas. Os que atuam como chefs de cozinha devem ter capacidade de liderança e boa comunicação. Organização, disciplina e gerenciamento do tempo são importantes para que este profissional consiga lidar com a demanda de pedidos variados em curto espaço de tempo.
O curso de cozinheiro oportuniza a formação de profissionais habilitados para o mercado da gastronomia, na apresentação das produções culinárias dos diversos setores da cozinha, levando em consideração as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde e segurança. (Ascom Fecomercio/AC)
Conheça as áreas de atuação:
- Chef de Cozinha– planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais e bares. Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.
- Personal Chef– exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares.
- Segurança Alimentar– atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.
- Indústria Alimentícia– desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.
- Gestão– administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.
- Consultoria– presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.
Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.