X

Após friagem, acreanos devem sofrer com a baixa umidade do ar até a próxima semana, alerta Friale

 Após a brusca mudança de temperatura, ocorrida no meio da semana, os acreanos precisam se preparar para enfrentar a baixa umidade do ar que deverá ficar inferior a 40%, na parte da tarde, em todo o Estado, prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.

Os ventos polares de sudeste vão continuar soprando, todos esses dias, trazendo mais ar seco, por isso, não existe previsão de chuva pelo menos até a próxima terça-feira, 3.

“Assim, até os primeiros três dias de maio, todas as noites terão temperaturas baixas, mas durante o dia, o sol intenso vai fazer a temperatura subir, porém, não muito. É importante, nesses dias, que as pessoas se protejam adequadamente dos raios ultravioleta que estarão intensos nesses próximos dias”, alertou Friale.

Os dias começarão com mínimas oscilando, entre 14 e 17°C, em Rio Branco e Brasileia, e, entre 17 e 19°C, em Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Guajará-Mirim e Boca do Acre. Já, em Vilhena, poderão ocorrer temperaturas entre 9 e 11°C, nos próximos dias.

Durante o dia, as máximas oscilarão, de um modo geral, entre 27 e 30°C, mas, em alguns dias e lugares, poderão ficar abaixo de 27°C, dependendo da quantidade de nuvens.

Com os dias mais secos, as pessoas precisar ter mais atenção com a saúde. Nessas condições, são comuns o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas. A baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias.

Nessas condições, são comuns os sintomas como dor de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele e cansaço.

Cuidados pessoais

* Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;

* Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

* Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

* Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

* Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

* Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

* Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas

Cuidados com o ambiente

* Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;

* Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;

* Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

* Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos;

* Ligue os ventiladores de teto para cima. Ligados para baixo, levantam a poeira que se mistura no ar que você vai respirar.

A Gazeta do Acre: