Após o forte calor registrado nos últimos dias, o pesquisador meteorológico Davi Friale alertou para a chegada de uma intensa onda de frio que deve atingir o Acre e estados próximos e, consequentemente, fazer as temperaturas despencarem na próxima terça-feira, 26. A expectativa da chegada da primeira friagem de 2016 animou até o comércio de roupas, que vem sofrendo com a crise econômica.
Enquanto os acreanos aguardam a chegada das temperaturas, o comércio já preparou algumas opções de agasalhos de todos os preços. “Hoje percebemos que as pessoas estão vindo procurar especificamente por roupa de frio. Geralmente os conjuntos de moletons para crianças são os mais vendidos, mas temos opções para toda a família”, destacou a vendedora de uma loja de confecção, no Centro de Rio Branco.
A funcionária pública Geane Souza aproveitou para fazer uma pesquisa rápida. “Se esse frio chegar, temos que estar preparadas. Se não for dessa vez, certamente nos próximos meses vamos precisar usar roupas mais quentes”, comentou.
Friale prevê que esta poderá ser a mais forte friagem dos últimos 30 anos para o mês de abril. “É nesse período que acontecem as primeiras penetrações de ar frio polar do ano e que, normalmente, deveriam ser de fraca ou moderada intensidade”, detalhou.
Segundo a postagem do site O Tempo Aqui, há exatamente 30 anos, no dia 26 de abril de 1986, chegava no Acre uma intensa onda de frio que derrubou a temperatura na Capital para menos de 12°C. No entanto, o recorde de frio registrado oficialmente, neste mês, ocorreu no ano de 1990, no dia 20, quando a mínima foi 10,4°C.
A previsão de Friale é que na noite de terça para quarta-feira, os ventos fortes e gelados da direção sudeste farão a temperatura cair para mínimas que vão oscilar entre 13 e 15°C, ao amanhecer do dia seguinte, em Rio Branco.
Já em alguns pontos, essas mínimas poderão oscilar entre 10 e 12°C, como, por exemplo, nas cidades de Brasileia (Acre), Vilhena (Rondônia) e Cáceres (Mato Grosso).
Todo o Acre será atingido com força pelos ventos frios, de origem polar. Mas, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, as mínimas ficarão um pouco maiores, entre 15 e 17°C, no amanhecer de quinta-feira, 28.
Vale ressaltar que ainda faltam dois meses para o início do ‘inverno’ e as ondas de frio já começam a invadir a América do Sul, mostrando o quanto deverá ser frio o ano de 2016, apontou Friale.