X

Comissão de Saúde da Aleac debate condições de trabalho de médicos em audiência pública

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 1º, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma audiência pública para debater as condições de trabalho dos profissionais de medicina do Estado. O encontro contou com o apoio do deputado Ney Amorim (PT), presidente da Mesa Diretora da Casa.

Dentre os temas debatidos, foram pontuados: condições de trabalho, problemas na fixação de médicos formados na residência médica e Ufac, ajustes salariais, concurso público, Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCR), entre outros.

O autor do requerimento, deputado Jenilson Leite (PCdoB), que é médico infectologista e membro da Comissão de Saúde da Casa, destacou que através da audiência serão encaminhadas soluções que visem melhorar não apenas a situação dos profissionais da área, como também o atendimento para a população.

“Nossa intenção com essa audiência pública é discutir as condições de trabalho dos nossos profissionais de saúde, nos mais diferentes municípios do nosso Estado. Saber quais são os principais problemas que eles estão enfrentando para desenvolver seu trabalho. Abordamos também a questão da valorização e remuneração do profissional da área, em suas mais diversas especializações. Daqui sairão  encaminhamentos que irão gerar frutos e melhorar a qualidade na Saúde do Acre, ” pontuou.

O presidente do Sindmed, José Ribamar, falou sobre a importância dessas reuniões na busca de soluções para os atuais problemas enfrentados na Saúde.

“O Sindicato dos Médicos se sente honrado com o convite para participar dessa audiência. Passamos por um momento difícil no SUS e isso repercute em todos os serviços prestados na área  da saúde. As dificuldades são grandes, mas a saúde é prioridade e garantia constitucional, por isso devemos superar toda e qualquer dificuldade. Nós temos interesse na solução das questões que envolvem os profissionais da área, ” relatou.

O secretário adjunto de Planejamento de Gestão da Sesacre, Irailton Lima, parabenizou Jenilson Leite pela iniciativa da audiência.

“Quero parabenizar o deputado Jenilson Leite pela iniciativa desse diálogo. Diante da oportunidade, o que queremos é encontrar soluções para que o serviço de saúde esteja em constante evolução. Esse encontro é necessário, porque temos de fato a condição de discutirmos as problemáticas enfrentadas na área e as possíveis soluções para as questões levantadas”.

Participaram do encontro os deputados Heitor Junior (PDT) e Antônio Pedro (DEM), representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) e o promotor de Saúde do MPE,  Gláucio Ney Shiroma.

A Gazeta do Acre: