O uso indevido de drogas na escola por crianças e adolescentes será o tema central de uma série de seminários que capacitará 900 agentes multiplicadores nas principais cidades do estado. A ação é da Fundação Milton Campos (FMC), em parceria com o gabinete do Senador Gladson Cameli (PP/AC), com apoio de várias entidades e organizações governamentais e não governamentais.
Cinco municípios serão envolvidos na mobilização: Senador Guiomard, Brasileia, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Para a FMC o uso de drogas tem estado na pauta das preocupações de todos os segmentos sociais que se envolvem com a educação, com a saúde ou com a cidadania de crianças, jovens e adultos. Em junho de 2013, a senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente da fundação, esteve presente no projeto piloto Drogas Por Quê – Desafios para a Educação realizado em Rio Branco.
Para o coordenador dos seminários no Acre, o jornalista Jairo Carioca, com a ampliação dos meios de produção e das comunicações e com o desenvolvimento da globalização, o uso de drogas também se difundiu e ultrapassa fronteiras. Ele destaca a sensibilidade dos senadores Gladson Cameli e Ana Amélia na atenção que o tema requer.
“O objetivo é tornar esse debate como um instrumento de reflexão e informação sobre as drogas, suas formas de uso e contribuir para o desenvolvimento de pessoas conscientes e capazes de fazer escolhas saudáveis”, disse Carioca.
Jairo destacou a participação da Juventude Progressista na mobilização em todos os municípios, garantiu que o trabalho da FMC no Acre vem encontrando grandes parceiros e não terá postura alarmista ou preconceituosa.
A abertura dos seminários acontece no dia 13 de maio, em Senador Guiomard. No município, a suplente de senador Mailza Gomes é quem coordena a mobilização que envolve regiões de fronteiras como Plácido de Castro e Capixaba.
“Os parceiros desta edição do projeto representam um complemento e uma ampliação dos objetivos da Fundação e do senador Gladson Cameli. Essa não é uma questão isolada, depende da união de todos para ser vencida”, destacou Mailza.