Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados pedem o afastamento do secretário de Habitação, Jamyl Asfury

 Deputados da situação e oposição voltaram a comentar, na sessão de ontem, 27, no parlamento estadual, sobre os desdobramentos da Operação Lares. A operação foi deflagrada em fevereiro desse ano. E na última terça-feira, 26, a Polícia Civil cumpriu seis mandados de buscas e apreensões, efetuando quatro prisões preventivas de pessoas envolvidas no esquema de venda das casas populares.

O deputado da base governista, Heitor Junior (PDT), defende que o secretário estadual de Habitação seja afastado do cargo até que as investigações sejam encerradas. Ele salienta que a atitude não se trata de um pré-julgamento, mas uma medida a fim de ajudar na resolução da questão.

“É de extrema importância que ocorra uma apuração rigorosa. Eu acredito que o mais correto seria afastar o secretário do cargo até que toda a investigação seja concluída. Não se trata de um pré-julgamento, mas, às vezes, esse tipo de ação se faz necessária para que a apuração ocorra de forma célere”, disse.

O deputado da oposição Gehlen Diniz (PP) frisou que a posição correta do Governo do Estado seria a demissão de Jamyl Asfury. “A meu ver, o mais sensato seria a demissão do secretário. Restou comprovado que os assessores envolvidos tentaram destruir provas, o que garante que isso não continuará a acontecer. Se ficar provada, a inocência dele, que seja reintegrado ao cargo”.

O líder do governo, deputado Daniel Zen, também comentou o assunto. Ele salientou a iniciativa do governo em determinar a investigação.

“Alguns deputados questionam sobre a determinação do Governo do Estado em relação à Operação Lares. Houve, sim, uma determinação do governador para dar início a essa investigação e não é a toa que está aí o resultado: pessoas foram presas. Se houverem outras prisões, essas ocorrerão sem óbice, sem obstáculo por parte do governo. Ao contrário, estamos apoiando que toda essa quadrilha seja desmantelada”, finalizou.

 

Sair da versão mobile