X

Dia Mundial da Saúde: arrastão contra dengue, zika e chikungunya mobiliza população de Rio Branco

Um verdadeiro batalhão de agentes de saúde, homens do 4º BIS e 7º BEC, técnicos da Vigilância Sanitária, Secretaria de Humanização do Governo do Acre e muitos outros tomou as ruas do Centro de Rio Branco na manhã desta quinta-feira, 6, para uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, dengue e febre chikungunya.

A meta de abranger toda a área central de Rio Branco foi alcançada, já que os agentes se concentraram no Senadinho, no Palácio das Secretarias, e seguiram pelas ruas próximas até o Terminal Urbano fazendo panfletagem e conversando com os pedestres, vendedores, motoristas e todos quantos eram encontrados ao longo do caminho.

Na região percorrida há muitos comércios e repartições públicas. Foram realizadas também, além da entrega do material informativo, busca de focos do mosquito e tratamento vetorial. Conforme lembrou o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida –e, nesse contexto, o foco da mobilização é realmente o enfrentamento ao aedes.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o governo do Estado e outras instituições, já realizou 10 arrastões nos bairros da capital e agora as atenções se voltam também para área central da cidade. O secretário Oteniel Almeida destaca que houve redução no segundo Levantamento Rápido de do Índice de Infestação por Aedes (LIRAa) realizado este ano, em comparação ao primeiro feito. No primeiro, o índice de infestação foi de 5,6 por cento e agora, no mês de março, foi de 5,1 por cento. “É algo para comemorar”, disse Oteniel.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

A Gazeta do Acre: