Dia Mundial da Saúde terá mobilização contra o Aedes aegypti no Centro da cidade

Um grande arrastão contra o mosquito Aedes aegypti no centro da cidade, vai marcar o Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira, 6, em Rio Branco. O objetivo, segundo o secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, é abranger toda a área central de Rio Branco, onde há muitos comércios e repartições públicas. Serão feitas orientações, busca de focos do mosquito e tratamento vetorial.

Oteniel Almeida explica que a orientação da Organização Mundial de Saúde – OMS, é que em todo o mundo, as ações sejam voltadas para o combate ao mosquito que transmite a dengue, febre chikungunya e o zika vírus. “Informação nunca é demais. Neste Dia Mundial das Saúde, vamos alertar as pessoas para o perigo da água parada, vamos buscar possíveis focos e trata-los de imediato”.

Vão participar do arrastão no centro da cidade, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e técnicos da Semsa.

O secretário ressalta que desde o início deste ano, a Semsa em parceria com o governo do Estado e outras instituições, já realizou 10 arrastões nos bairros da capital e que agora as atenções se voltam também para área central da cidade. E destaca que houve redução no segundo Levantamento Rápido de do Índice de Infestação por Aedes (Liraa) realizado este ano, em comparação ao primeiro feito. No primeiro, o índice de infestação foi de 5,6% e agora foi de 5,2%.

 

Assuntos desta notícia