X

Rio Branco é finalista e confirma vaga na Série D de 2016 e 2017

O Rio Branco é o primeiro finalista do Campeo-nato Acreano deste ano. O Estrelão conquistou lugar na decisão após vencer o clássico com o Atlético Acreano por 1 a 0, no último fim de semana, na Arena da Floresta, pela última rodada do primeiro turno. De quebra, o Alvirrubro confirmou vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016 e 2017.

O gol da vitória do Estrelão foi marcado aos 21 minutos do segundo tempo, pelo meio-campo Emerson Martins, de fora da área. O clássico, que contou com o maior público do estadual até aqui (2.050 pagantes), foi recheado de emoção, com lance polêmico dentro da área a favor do Galo e gol anulado também para o Atlético (marcado por Adriano Louzada, ainda na etapa inicial).

Vale lembrar que o time do Segundo Distrito, como vice-líder do turno, garantiu vaga na Série D deste ano. Outro detalhe é que, segundo o regulamento, apenas o campeão estadual disputará a Copa Verde e a Copa do Brasil de 2017. O vice-campeão acreano só estará na Copa do Brasil caso o estado mantenha as duas vagas na competição – depende do ranking das federações, divulgado no fim da temporada pela CBF.

Rebaixado
Os outros dois jogos de sábado definiram o novo integrante da Segundona do futebol acreano. Com a derrota por 2 a 1 para o Alto Acre em Epitaciolândia e a vitória do Andirá por 3 a 1 em cima do Vasco/AC no Florestão, o time da Amax foi rebaixado. Com três pontos conquistados, o Azulão de Xapuri terminou na lanterna e não faz mais parte da elite. O Morcego escapou, mas está fora do segundo turno e só volta ao futebol profissional no próximo ano.

Estatísticas
Único time invicto, a defesa menos vazada, melhor ataque e dono da maior goleada do estadual: a hegemonia estrelada se confirmou. Em 28 jogos disputados, foram assinalados 96 gols, com média de 3,42 por partida. Atlético, Galvez e Rio Branco dividem o posto de melhor ataque, cada um com 19 gols. O pior poder ofensivo ficou com o Plácido de Castro, com quatro gols.

O Estrelão terminou com a melhor defesa: em sete jogos, o goleiro Fernando Pompéu só levou um gol (no empate em 1 a 1 com o Galvez). A Amax teve a pior defesa, com 20 gols sofridos. E a maior goleada foi aplicada pelo Rio Branco em cima do Vasco/AC, no dia 13 de março, na Arena da Floresta: 5 a 0.

Artilheiros
A briga pela artilharia do campeonato está acirrada. Adriano Louzada, do Atlético, e Tonho Cabañas, do Galvez, dividem a ponta com sete gols cada. Valério Germano, do Rio Branco, aparece em seguida com seis gols marcados. Porém, o atacante estrelado sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e só deve voltar a jogar em maio. Josy, do Atlético, tem cinco gols assinalados.

Returno
Os dirigentes dos seis times classificados para o returno se reúnem nesta terça-feira, 5, a partir das 17h, para discutir a tabela e os detalhes do segundo turno. O encontro será realizado na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), em anexo ao estádio Florestão.

A expectativa é que o returno tenha início no próximo fim de semana, podendo ter mais partidas no estádio Antônio Araújo Lopes, em Epitaciolândia, a 230 quilômetros da capital. Rio Branco, Atlético, Galvez, Alto Acre, Vasco/AC e Plácido de Castro disputam o turno.

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: