A primeira ‘friagem’ de 2016 deve chegar ao Acre até o início da noite desta terça-feira, 26, aponta o pesquisador meteorológico Davi Friale. A temperatura deve baixar mais de 20°C em menos de 12 horas na região. De acordo com a previsão, a frente fria será forte e a mais prolongada e abrangente dos últimos 30 anos. Ao que tudo indica, a massa de ar frio só perderá força a partir de segunda ou terça-feira, ou seja, entre 2 e 3 de maio.
Friale alerta que a chegada da ‘friagem’ terá ventos muito fortes, vindos da direção sudeste e capazes de causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações. Pode haver rajadas acima de 70km/h, em alguns pontos mais altos do Estado.
A frente fria vai derrubar as temperaturas no Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas. Boa parte de Mato Grosso estará também sob uma poderosa massa de ar frio de origem polar.
O frio aumenta, mas com menos vento, a partir de sexta-feira e deverá registrar a menor temperatura ao amanhecer de domingo, dia 1º de maio, quando, em Rio Branco e Brasileia, os termômetros estarão marcando, entre 10 e 13°C, ou até menos.
Mas não será só durante a noite que o frio estará intenso. Mesmo durante o dia, as temperaturas máximas ficarão abaixo de 18°C, no leste e no sul do Acre, por, pelo menos, três dias seguidos. Ou seja, de quarta-feira até sexta-feira, com o céu totalmente encoberto e com ventos intensos e ininterruptos soprando da direção sudeste.
Quem estiver exposto a esses ventos terá sensação térmica inferior a 14°C, durante o dia, e abaixo de 10°C, durante as primeiras horas da noite, pormenorizou Friale.
Expectativa das temperaturas mínimas no Acre
Rio Branco: entre 10 e 13°C.
Brasileia: entre 9 e 12°C.
Sena Madureira: entre 11 e 14°C.
Tarauacá e Feijó: entre 12 e 15°C.
Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima: entre 14 e 17°C