Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana lança revista ‘O Acre no Senado’ e prestação de contas do seu mandato

Jorge Viana recebeu o apoio do governador Tião Viana
Jorge Viana recebeu o apoio do governador Tião Viana

O senador Jorge Viana lançou na manhã de segunda-feira, 25, na Biblioteca da Floresta, a 4ª edição da revista do seu mandato, ‘O Acre no Senado’. Este ano, ousadamente, a revista se propôs a contar um pouco da história da presença acreana no Congresso Nacional.

“Essa é uma homenagem à cultura do nosso Estado. O Acre tem uma história bonita e que precisa ser contada. Meu pai, Wildy Viana, nos ajuda a contar um pouco dessa história com uma bela entrevista. Também tem o depoimento de um dos grandes da política acreana, o ex-governador e ex-senador Nabor Junior”, disse, ao afirmar, ainda, que seria impossível contar a história do parlamento acreano se não for de forma suprapartidária.

“Eu resolvi homenagear o senador Nabor Junior que tem 40 anos de vida pública e tem muita experiência para dividir conosco”.

Para o senador, a revista poderá servir como suporte ‘a quem se interessar em conhecer mais profundamente a difícil, mas importante trajetória acreana no Congresso Nacional’.

A publicação traz também um apanhando do cenário político e econômico do país ao longo de 2014 e 2015. “Fizemos um relato de um período cheio de turbulência, onde mesmo tendo saído vitorioso das eleições de 2014, o governo da presidente Dilma tem dificuldade em retomar os programas de crescimento econômico e transformação social na sociedade brasileira”, disse, ao fazer referência à prestação de contras de seu mandato.

“Depois da parte histórica, a revista traz um pouco do meu trabalho no Senado Federal, no qual fui reeleito ao cargo de vice-presidente. Conseguimos avançar na tramitação e aprovação de novas legislações. Com destaque para a Reforma Política, a nova Lei da Biodiversidade e o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras”.

Ao final a revista informa acerca dos recursos destinados aos municípios do Acre. “Na terceira parte da revista, tratamos da obtenção de recursos para ajudar o desenvolvimento dos municípios e do nosso Estado. Com destaque as parcerias que fazemos com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e com o governador Tião Viana”.

Por fim, o senador comentou a homenagem feita ao padre Paolino Baldassari. “A revista já estava na gráfica quando chegou a triste notícia do falecimento do padre Paolino. Imediatamente, mandamos tirar da gráfica para fazer uma homenagem a ele, um missionário fantástico”.

Estiveram presentes no lançamento da revista o governador Tião Viana, prefeito Marcus Alexandre, deputado federal Raimundo Angelim, deputado estadual Daniel Zen, presidente do PT no Acre, Ermicio Sena, Wildy Viana. Os jornalistas Elson Martins e Silvio Martinello também compareceram.

Lançamento da revista foi na Biblioteca da Floresta
Lançamento da revista foi na Biblioteca da Floresta

 

Senador com os jornalistas Silvio Martinello e Elson Martins
Senador com os jornalistas Silvio Martinello e Elson Martins

(Fotos: Ivete Martinello/A GAZETA)
O QUE ELES DISSERAM
Deputado Estadual Daniel Zen
“Gostaria de parabenizar o senador Jorge Viana pelo lançamento dessa revista que tanto engrandece nosso parlamento”.

Presidente do PT, Ermicio Sena
“Uma revista que só tem a acrescentar a população de nosso Estado. Que servirá como referência para quem deseja se aprofundar na história do parlamento acreano”.

Deputado federal Raimundo Angelim
“Nossa política precisa de pessoas assim como o Jorge, de atitude, que estão sempre dispostas a dialogar para oferecer o melhor para o nosso Estado, nosso país. Em mais uma bela atitude, ele lança essa revista que trás um apanhado importantíssimo da história do Acre no parlamento”.

Prefeito Marcus Alexandre
“O senador Jorge Viana tem sempre apoiado nossa prefeitura. É um parlamentar presente e preocupado com o bem-estar dos acreanos. Parabéns pela revista, parabéns pela iniciativa de criar uma revista explanando a história de parlamento tão bonita que o Acre tem”.

Governador Tião Viana
“É um momento especial da política do Acre. Um registro da nossa história. Alegro-me com esse dia, pois sei que essa revista terá o condão de iniciar um debate acerca da participação do Acre na política nacional. Somos um estado em crescimento e sei que temos muito a ofertar para o desenvolvimento desse país”.

Senador sugere novas eleições, caso Dilma seja impedida de continuar na presidência do país
Ao final do lançamento de seu livro, o senador Jorge Viana bateu um papo com a imprensa. Na oportunidade, ele voltou a comentar sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele mostrou-se preocupado com o possível afastamento da chefe de Estado do cargo.

“Está virando um fato consumado. Eu não tenho nenhuma dúvida de que é um golpe que está sendo dado, um golpe institucional. Preocupa-me o fato de tentar se retirar a presidente Dilma. Nosso país vai parar por alguns meses”, disse Jorge Viana.

Para o senador, o ideal seria que se realizasse uma nova eleição presidencial. “Vamos propor antecipar as eleições, mas isso tem que ser um acordo, um pacto. Está na hora de a gente chamar um pacto para pacificar o Brasil, de não romper com a democracia brasileira. Porque por pacto pode mudar a Constituição e chamar a eleição em outubro para decidir um presidente que possa ocupar mandato ‘tampão’, enfim, pacto é pacto, acordo dos dois lados”.

Ele frisou, ainda, que o PT errou ao se aliar ao PMDB. “Chocamos o ovo da serpente que agora nos ataca”, disse, ao afirmar que um eventual governo do PMDB seria prejudicial ao País. “Um futuro governo de Michel Temer pioraria a situação do Brasil. Seria um governo provisório. Como ministros tomaram medidas definitivas sabendo que, a priori, deverão ficar no governo por apenas 180 dias? Se o PMDB chegar ao poder, não esperem melhorias. Vai piorar”, falou.

Sair da versão mobile