Hemoacre fará captação de sangue durante uma semana no Centro

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) estará nesta semana com sua unidade móvel estacionada em frente ao Comando da Polícia Militar, no centro, das 8 horas ao meio-dia.

Na última sexta-feira, 8, a unidade móvel realizou captação de sangue no Calçadão da Benjamin Constant, em Rio Branco.

Segundo a gerente de assistência do Hemoacre, Elba Luiza, a Polícia Militar, em comemoração aos seus 100 anos, fez parceria com o Hemoacre para que seja realizada durante uma semana a coleta de sangue, facilitando o acesso dos servidores que tenham interesse em fazer doação.

“A meta é que sejam realizadas 200 coletas nesta semana e, com isso, manter o estoque que necessita ser abastecido constantemente. As pessoas interessadas podem comparecer ao local e fazer sua doação”, destacou a gerente.

A auxiliar administrativa Raimunda Alciene esteve na unidade móvel para doar sangue. Ela conta que desde os 18 anos faz a doação, de acordo com o tempo permitido.

“Só parei durante o período de minha gestação. A doação, além de ajudar a salvar vidas, permite verificar a saúde por meio dos exames que são realizados com o sangue coletado”, observou.

Doação

Para fazer a doação é necessário ter entre 16 (acompanhado dos pais ou responsáveis) e 69 anos, estar com peso mínimo de 50 quilos, ter em mãos um documento oficial original com foto para apresentar e estar bem de saúde. Não é preciso jejum, mas aconselha-se evitar comidas gordurosas no dia da doação.

Assuntos desta notícia