Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituições se reúnem para organizar detalhes da Cavalgada 2016

As instituições responsáveis pela organização da Cavalgada 2016 realizaram na terça-feira, 26, reunião para definir os detalhes da festa anual. Percurso, horário, segurança, proteção aos animais e cadastro dos veículos, entre outros, foram alguns dos assuntos debatidos.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Ministério Público Estadual (MPE), polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Segurança Pública (Sesp), Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos (Semsur), Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e as associações Amor a Quatro Patas e Patinha Carente.

Entre uma das principais deliberações, está a regulamentação quanto ao uso dos quadriciclos no evento. Para utilizar o veículo, os motoristas devem possuir o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), além de atender requisitos de segurança, como o uso de capacete, transportar apenas um passageiro e que seja maior de sete anos de idade.

O condutor ainda terá que emplacar o quadriciclo e possuir a Carteira Nacional de Habilitação tipo B. De acordo com o promotor Marcos Aurélio, a regulamentação foi emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e os órgãos responsáveis realizarão a fiscalização no dia da festa.

“É uma importante modificação que será obrigatória para todos os condutores. A lei deverá ser colocada em vigor, a fim de garantir a segurança dos participantes”, destacou.

Edição 2016

A Cavalgada 2016, assim como no ano anterior, será realizada no domingo, 24 de julho. O evento marca a abertura da maior feira de negócios e entretenimento do estado, a Expoacre, entre os dias 23 e 31 de julho, no Parque Marechal Castelo Branco.

A gestora de Turismo, Rachel Moreira, explica que a festa já faz parte do calendário oficial de eventos do Acre, movimentando a economia e o fluxo de turistas na cidade.

“A festa precisa ser bem organizada e oferecer segurança aos participantes. Como representante do poder público, a Setul é a primeira a ser procurada pelo MP para tratar a realização da Cavalgada. Este ano, começamos as reuniões antecipadamente, para que seja o mais organizado possível”, disse.

Sair da versão mobile