O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) destacou a importância do projeto De Mãos Dadas com a Escola, que tem como principal objetivo construir uma cultura de paz nas comunidades escolares.
De acordo com o deputado, o projeto visa reduzir os indicadores de situações conflituosas e danos ao patrimônio escolar, além de “promover projetos de saúde e qualidade de vida, ações de participação cidadã, desenvolver programas sobre drogas, ampliar o oferecimento de oficinas de educação empreendedora, ofertar cursos profissionalizantes e fortalecer a prática esportiva, além de estimular as escolas a criar e difundir a cultura de paz”.
Para Zen é necessário que se crie políticas públicas para desenvolver ações de segurança nas escolas e demais estabelecimentos educacionais de forma rápida, eficiente e preparada.
“É um absurdo que pessoas da mesma comunidade onde estão instaladas essas escolas cometam invasões, furtos e a instituição. É necessário se trabalhar a questão comportamental. Não se trata apenas de uma questão de segurança pública, a sociedade também tem o seu papel a cumprir”.
Ele relatou uma ocasião em que uma escola foi invadida e por não ter o que ser roubado, os bandidos destruíram a estrutura física. “A escola não tinha mais o que ser roubada, porque em outra ocasião os bandidos levaram tudo, então, os invasores decidiam destruir a escola. Espelharam os alimentos pelo chão, resgaram os desenhos pregados nas paredes, enfim, esse comportamento precisa ser combatido. O projeto terá o condão de conscientizar as pessoas para evitar esse tipo de prática”.
Por fim, o deputado citou a realização do festival estudantil de canção como uma das atividades desenvolvidas pelo projeto. “Foi um processo de muitas mãos a construção desse projeto. Isso vai garantir o sucesso das ações nas escolas”, finalizou.