Professores, acadêmicos e técnicos administrativos reelegeram Minoru Kinpara e Guida Aquino para comandar a Universidade Federal do Acre (Ufac), pelos próximos quatro anos. Eles receberam mais de 80% dos votos. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 19, nos campi Rio Branco e Floresta, que fica em Cruzeiro do Sul. A posse dos eleitos deverá acontecer no dia 7 de novembro.
Pela primeira vez, o processo de escolha contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que disponibilizou urnas eletrônicas na Capital (campus sede e Colégio de Aplicação – CAP) e campus Floresta.
Segundo a Ufac, estavam aptos à votação quase 16 mil eleitores, distribuídos nos campi de Rio Branco e Floresta, em Cruzeiro do Sul, além dos nove núcleos da instituição espalhados pelo interior do Estado.
Para o pleito, foram cedidas 23 urnas pelo TRE/AC. Dessas, 15 foram instaladas no campus sede em Rio Branco, duas no Colégio de Aplicação e seis no campus de Cruzeiro do Sul,
Também disputou o pleito a chapa ‘Em Defesa da Ufac: Pública, Autônoma e Democrática’, composta pelos professores Carlos Eduardo Garção e João Lima. Respectivamente, os candidatos obtiveram 14% e 15,83% dos votos de alunos, técnicos e professores.
Minoru Kinpara é graduado em Pedagogia e Letras íngua inglesa pela Ufac; possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Desde 1997 é professor efetivo da Ufac, onde ministra as disciplinas ‘Educação e Sociedade’ e ‘Psicologia da Educação’, atuando no Centro de Educação, Letras e Artes.
Guida Aquino tem graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia; e doutorado por Enfermagem pela Universidade de São Paulo.