Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mutirão deve realizar 24 cirurgias de joelho até sexta-feira, 29

“É vida nova aos pacientes que fazem a cirurgia”, apontou o médico anestesista, José Luiz Ramalho ao comentar sobre os benefícios do procedimento de artroplastia total de joelho que estão sendo realizadas ao longo desta semana, no Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC). O mutirão deve realizar 24 cirurgias até sexta-feira. A ação é fruto da parceria entre o HC e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro.

De acordo o médico anestesista que faz parte da equipe do Into, José Luiz Ramalho, os pacientes atendidos foram selecionados por meio da lista dos que aguardam tratamento fora de domicílio, registrados na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).

“Até esta quarta-feira já foram operados 16 pacientes, num total de 24 que serão atendidos até a sexta-feira. Em 45 dias devemos retornar para fazer um mutirão de cirurgias no quadril”, afirma o médico.

Os pacientes aguardavam para fazer uma cirurgia no joelho ou quadril pelo Tratamento Fora de Domicilio (TFD). A parceria com o Into/RJ permite que o paciente não tenha que sair do estado para receber a prótese.

Além da equipe de profissionais, todo o material utilizado durante dos procedimentos também são vindos do Rio de Janeiro. Em maio, ocorrem as cirurgias de quadril, também no HC, com a mesma equipe do Into/RJ.

 

Sair da versão mobile