Os órgãos públicos municipais não realizarão atendimento público nesta quinta-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes. Na sexta-feira, 22, será ponto facultativo em todas as repartições da Prefeitura de Rio Branco.
A medida segue orientação dos decretos número 1.388, de 29 de dezembro de 2015, e número 300, de 19 de abril de 2016, que tratam dos feriados e pontos facultativos gerais e específicos no município. Vale ressaltar que os serviços essenciais e emergenciais não param, para que não haja prejuízo à população em qualquer circunstância.
O governo do Estado anunciou que sexta-feira, 22, após o feriado de Tiradentes, o horário de expediente nas repartições públicas será corrido, das 8 às 13h, conforme decreto nº 4.485, publicado nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial do Acre.
A publicação reforçou que nesta quinta-feira, 21, os órgãos públicos terão seus atendimentos interrompidos. Os serviços essenciais, como as unidades de média e alta complexidades, Upas e Pronto-Socorro, e o Centro Integrado de Operação Pública (Ciosp), seguem funcionando normalmente.
As agências bancárias não abrem nesta quinta-feira, mas funcionam normalmente na sexta-feira, sem alteração de horário. Vale ressaltar que população pode usar os canais eletrônicos para o pagamento das contas.
Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, por internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem o dia 21 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (22), sem acréscimo de juros.
O Via Verde Shopping não vai seguir o horário de feriados e abre em horário normal, das 10h às 22h e a Praça de Alimentação, das 11h às 22h.
O dia de Tiradentes é uma homenagem ao herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. É celebrado no dia 21 de abril, pois a execução de Tiradentes deu-se neste dia, no ano de 1792.