A 1ª parcela e parcela única do Imposto Predial Urbano (IPTU) 2016 vencem na próxima segunda-feira, 11 de abril. A contribuição mantém vários serviços da Prefeitura de Rio Branco como, por exemplo, a coleta do lixo, limpeza e a iluminação pública.
A chefe da Divisão do IPTU da prefeitura, Jenasla Pinto, diz que manter em dia o pagamento do imposto colabora com o desenvolvimento do município. “O recursos dele é voltado para a infraestrutura da cidade, manutenção de creches e escolhas, por exemplo. São serviços prestados para a sociedade de grande importância”.
De acordo com Jenasla, o contribuinte que não tiver débitos com a prefeitura e optar pelo pagamento em cota única ganha 20% de desconto. Aqueles que tiverem débitos, também serão beneficiados com desconto de 10%. “Se não efetuar o pagamento até dia 11, a pessoa perde esse desconto, paga juros e multa”, afirmou.
Os contribuintes que não receberam o carne de lançamento do IPTU e nem a taxa de remoção de resíduos sólidos em seu imóvel, deverá retirar na divisão de IPTU, localizada na sede da Prefeitura, na Rua Rui Barbosa, 285, Centro, ou ainda na OCA e CACs.
Em 2015, foram processados 80.728 imóveis, enquanto que em 2016 esse número subiu para o total de 118.585 carnês emitidos. Apesar do grande número de imóveis, a inadimplência chega a 60%. “Os contribuintes precisam se conscientizar sobre a importância de efetuar o pagamento desse imposto”, destacou Jenasla.
Assim como aconteceu em 2015, a Prefeitura continuará premiando os contribuintes que pagarem o IPTU em dia. Ano passado, o pagamento em dia concedeu R$ 50 mil em prêmios.