27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rio Branco recebe etapa regional do Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/04/2016 - 22:45
Rio Branco recebe etapa regional do Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Uma das etapas regionais do Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB27) está sendo realizada pela primeira vez em Rio Branco. Nesta sexta-feira, 15, durante a abertura do evento, foram debatidas experiências bem-sucedidas no enfrentamento às mudanças climáticas, emissão de gases de efeito estufa, preservação e conservação ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável.

Neste sábado, 16, a comitiva realiza uma visita técnica Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (Utre), Parque Ambiental Chico Mendes e Biblioteca da Floresta. O grupo, desta vez, reúne nove representantes das capitais brasileiras para participar de visitas técnicas e conhecer as soluções ambientais que foram implantadas na Capital do Acre.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, destacou que o objetivo do CB27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades, onde, mesmo tendo realidades regionais diferentes, as capitais enfrentam desafios muito semelhantes.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com a secretária, a troca de experiências é no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas e bolsões de pobreza.

A troca de experiências é no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas e bolsões de pobreza, apontou Brilhante.

O fórum é formado pelos secretários de Meio Ambiente de todas as capitais e nesta edição, como nas anteriores, visa estimular na sociedade e na gestão pública a adoção de políticas municipais e planos de ação de mudanças climáticas que contemplem medidas de mitigação e adaptação. A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco participa deste Fórum desde 2012, ano de sua fundação.

O fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, como uma iniciativa do Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz.

Além dos secretários de meio ambiente da região norte, confirmaram presença os secretários de meio ambiente de Natal, Cuiabá e Rio de Janeiro, coordenadores das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Como convidados especiais participam do evento Magaly Medeiros, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC); Eufran Amaral, Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Igor Albuquerque, gerente de da organização Mudanças Climáticas Governos Locais Pela Sustentabilidade (Iclei); Paulo Timm, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e Estela Neves, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além dos parceiros listados o CB27 tem um parceiro desde sua primeira reunião em 2012 que é a Fundação Konrad Adenauer (KAS), a qual também participa do evento.

O propósito maior do CB27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades. Várias experiências de todas as partes do Brasil mostram que, mesmo tendo realidades regionais diferentes, as capitais enfrentam desafios semelhantes. A troca de experiências no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas, bolsões de pobreza, dentre outros, tem alto potencial de acelerar o avanço nessa área por compartilhar práticas bem sucedidas.

“Um dos principais temas que iremos discutir é o enfrentamento que as secretarias de Meio Ambiente têm em relação às mudanças climáticas. Nós temos problemas transversais relacionados a isso e precisam ser enfrentados de uma forma multidisciplinar. É um desafio desse novo século para todas as secretarias. Além desse tema vamos colocar em discussão também poluição sonora, enfrentamento ambiental, e trocar experiências sobre as dinâmicas de cada secretaria das capitais da região Norte, em relação aos temos abordados”, diz a secretária.

Segundo o autor da proposta e vice coordenador do Fórum, Carlos Muniz, a ideia é compartilhar experiências. “Nas capitais é onde temos concentrada a maior parte da população do Brasil. Ao mesmo tempo, pegamos as com mais experiência e repassamos para as com menos experiência, para unificar. Para enfrentarmos principalmente as questões relacionadas às mudanças climáticas”.

Encontro de Secretários de Meio Ambiente em Rio Branco Foto Marcos Vicentti   4

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prêmio Mega-Sena pode chegar a R$ 60 milhões neste sábado

Próxima Notícia

Professor da Ufac cria metodologia de apoio ao empreendedorismo

Mais Notícias

Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Antônia Sales pede que governo do Acre faça inserções antiviolência contra a mulher na mídia

27/08/2025
Homem suspeito de assassinar esposa com golpes de tábua na cabeça é preso em Rio Branco
2º destaque

Homem suspeito de assassinar esposa com golpes de tábua na cabeça é preso em Rio Branco

27/08/2025
Teatro Barracão Matias, na Avenida Sobral, em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom
6º destaque

Programação cultural desta quarta-feira em Rio Branco inclui cursos, oficinas e exposições

27/08/2025
Foto: Assessoria Aleac
POLÍTICA

Maria Antônia cobra instalação de agências da Caixa em Mâncio Lima e Rodrigues Alves

27/08/2025
Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais
1º destaque

Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais

27/08/2025
Deputado Marcus Cavalcante - Foto: Assessoria Aleac
Destaques Cotidiano

Deputado cobra mais transparência na aplicação dos recursos para a reconstrução da BR-364

27/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Professor da Ufac cria metodologia de apoio ao empreendedorismo

Professor da Ufac cria metodologia de apoio ao empreendedorismo

Michel Temer fala ‘como presidente’ e garante que manterá Bolsa Família

Michel Temer fala ‘como presidente’ e garante que manterá Bolsa Família

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre