X

Vacinação contra H1N1 deve imunizar mais de 60 mil pessoas na Capital

 A campanha de vacinação contra a influenza H1N1 começou na segunda-feira, 11, em Rio Branco. A meta é vacinar 60.022 pessoas na capital acreana. As doses já estão disponíveis nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) e Centros de Saúde. Além disso, postos extras serão montados em locais estratégicos.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Otoniel Almeida, apenas pessoas que fazem parte do público alvo poderão ser imunizadas. Fazem parte do grupo, crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos (pessoas acima de 60 anos), trabalhadores da saúde e sistema prisional, índios, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias), presos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Para este grupo, é obrigatória a apresentação da prescrição médica.

Vale ressaltar que a mobilização nacional da campanha acontecerá no dia 30 de abril. Em Rio Branco, o dia D será antecipado para o dia 29.

Em 2015, a secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) ultrapassou a meta de vacinar 80% do público alvo contra a influenza. No total, foram vacinados 81,08% dos idosos, grávidas, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. Apenas o grupo de crianças entre 6 meses e 5 anos não alcançou a meta, somente 67,52% deste grupo foi imunizado.

O secretário de Saúde lembra que ano passado foi necessário grande esforço por parte da equipe da secretaria. Devido à baixa procura, as equipes tiveram que fazer busca ativa, além de implantar pontos móveis de vacinação. “Esperamos que este ano, essa situação não se repita e os pais levem as crianças com até 5 anos para serem vacinadas”.

Por fim, Otoniel destaca que uma pesquisa do Ministério da Saúde diz que há 18 anos, desde que a campanha foi lançada, os casos de morte e internação do publico alvo por causa da gripe, tiveram redução de 62%, comprovando a eficácia da vacina.

A Gazeta do Acre: