A professora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto da Ufac, Geane Moura, comanda um projeto de atividades aquáticas, de iniciação e aperfeiçoamento da natação, no bloco de Educação Física. Ela afirma que qualquer pessoa pode participar desse projeto: a comunidade, funcionários e alunos. As aulas acontecem três vezes por semana e passarão a ocorrer cinco vezes, após a reforma da piscina. Cada turma atende uma média de 25 alunos das mais diversas idades.
Musical I
‘Cássia Eller – O Musical’ está chegando na cidade! Um grupo de jovens atores de musicais revive Cássia Eller, no Teatro Plácido de Castro, no dia 20 deste mês de maio. “Cássia Eller – O Musical” é um espetáculo que, no ano passado, percorreu 12 capitais brasileiras, alcançando um público de mais de 80 mil espectadores. Em 2016, a peça percorrerá mais 15 capitais brasileiras, tendo Rio Branco como itinerário desta nova caminhada. Os ingressos estão à venda a partir de 6 de maio, no site: www.ingressorapido.com.br, e na Casa D’Luxo. Informações pelo telefone 3224-6890.
Fotografia
Sesc-Acre realiza exposição de fotografia “Quantum, ao Norte de Mim”, do artista visual Gabriel Bicho. A vernissage acontece dia 4 de maio, às 19h, no salão de exposição do Sesc Centro, e ficará aberta para visita do público, no período de 5 a 31 de maio.
Agenda solo I
Interlocutores do ex-presidente Lula dizem que após Dilma Rousseff ser afastada da Presidência, pelo Senado, ele cuidará da própria defesa e, se tudo der certo, de sua eleição presidencial. Considera já ter dado sua contribuição para salvar o governo.
Agenda solo II
Isso significa que Lula não pretende acompanhar Dilma em seu road-show pelo mundo dizendo ser vítima de golpe. Diplomatas levantam uma questão sobre essa ideia da petista: qual chefe de Estado vai querer comprar briga com o presidente do Brasil em exercício?
Último ato I
Dilma decidiu que no dia 12 de maio, quando deve começar a cumprir um afastamento do cargo por até 180 dias, deixará seu gabinete descendo a rampa principal do Palácio do Planalto, acompanhada de ministros, assessores, amigos e talvez até do ex-presidente Lula.
A partir daí, a petista vai reunir na residência oficial da Presidência um pequeno grupo de aliados do qual, oficialmente, não devem fazer parte ministros com sala no Planalto.
Último ato II
Outros detalhes do que está sendo chamado de “Dia D” para a presidente ainda estão sendo discutidos. Há quem defenda, por exemplo, a presença de Lula ao lado de Dilma para a descida da rampa. Ela, porém, ainda não bateu o martelo sobre o ritual.
A cúpula do PT deve levar militantes do partido e representantes de movimentos sociais para frente do Palácio do Planalto, em ato de apoio à presidente.
Os petistas querem fazer do ato um momento simbólico para estimular a base social a se manter mobilizada.
O novo governo
Pelo cronograma do Senado, a presidente Dilma Rousseff deve ser oficialmente afastada do cargo, dando lugar ao vice Michel Temer, na manhã de 12 de maio, dia seguinte à votação do plenário que deve aprovar a abertura do processo de impeachment da petista.
Segundo o rito previsto pela equipe técnica do Senado e pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB/AL), caberá ao primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, Vicentinho Alves (PR/TO), notificar Dilma pessoalmente da decisão de afastá-la por até 180 dias.
Política em baixa
Já o vice-presidente Michel Temer vai ter que trabalhar muito para conquistar a confiança do eleitor. Mais da metade (54%) dos consultados pelo Gerp acredita que o Brasil não melhora de imediato com a saída de Dilma Rousseff e do PT. A maioria concorda que esta saindo uma turma de corruptos e entrando outra.
D. Flávia Lavocat Barbosa comemorando aniversário com a família no buffet Afa Jardim. Parabéns!