Acontece nesta quarta-feira, 18, a transmissão de cargo da primeira reitora eleita do Instituto Federal do Acre (Ifac), profª Rosana Cavalcante dos Santos, e a posse dos primeiros diretores gerais dos campi de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A solenidade será realizada no auditório do Campus Rio Branco, às 9h, e será transmitida através de web conferência para todas as unidades do Ifac.
Lema copiado
A ideia do presidente interino Michel Temer, de usar a frase inscrita na bandeira brasileira (ordem e progresso) como lema de seu governo não é original. Este foi o mote utilizado pelo ditador Porfírio Diaz, que governou o México com mão de ferro entre 1876 e 1911.
Justiça cega
Rodrigo Pinto lembrou ontem, pelo Facebook, os 22 anos do assassinato do ex-governador Edmundo Pinto, em São Paulo, no hotel Della Volpe, aos 38 anos. O governador foi morto um dia antes de depor numa CPI do Congresso sobre as obras do Canal da Maternidade, que era construída pela Odebrecht. Até hoje o crime continua impune e os assassinos rindo da cara de todo mundo por aí. Cadê a Justiça?
Homofobia I
Uma pesquisa global sobre as atitudes da população em geral com relação à comunidade LGBT foi divulgada ontem, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. De acordo com o estudo, 68% dos mais de 96 mil entrevistados disseram que ficariam incomodados se tivessem um filho gay ou uma filha lésbica.
Homofobia II
A pesquisa é um trabalho da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (Ilga, na sigla em inglês). A organização afirma que este é o maior estudo já realizado sobre o assunto: 96.331 pessoas, de 65 países, responderam a um questionário on-line de 31 perguntas.
Homobofia III
Entre os pesquisados, 67% defendem que os direitos humanos devem ser universais, independentemente do gênero ou preferência sexual. São 62% na África, 63% na Ásia, 69% nas Américas, 71% na Europa e 73% na Oceania. Entretanto, o número é menor quando o assunto em pauta é abordado de forma específica: Apenas 53% das pessoas acham que ser gay não deveria ser considerado crime, enquanto 25% acham que deveria. O restante não soube responder.
Homofobia IV
Já 65% dos participantes dizem que não teriam problema algum com um vizinho gay, lésbica ou bissexual. Entretanto, 32% da população mundial acreditam que o desejo por pessoas do mesmo sexo é um “fenômeno ocidental”, um pensamento propagado por conservadores e extremistas religiosos em muitos países, até no Ocidente.
O onus da crise
O PT terá dificuldades nas eleições para prefeito. Quem diz é Ricardo Guedes do instituto Sensus. “O partido apresenta rejeição superior a 50% no total do eleitorado”. A queda do PIB em 4%, o fechamento de mais de 100 mil empresas e o desemprego atingindo 11 milhões de pessoas são ‘pá de cal’ no discurso da legenda.
A briga dos cargos federais
Depois da definição dos ministérios, partidos que apoiam o governo Michel Temer brigam agora por vagas nas estruturas da União nos estados. São milhares de cargos em órgãos como Dnit, Incra, Eletrobras e redes hospitalares, entre outros. A divisão do bolo deve gerar novas tensões entre Temer e seus aliados
Viva à bandidagem!
Ministros do governo Michel Temer querem propor a legalização dos jogos de azar como medida para aumentar as receitas da União. A ideia é defendida por ao menos dois auxiliares próximos ao presidente interino: os peemedebistas Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Segundo Alves, a proposta de legalização deve incluir bingos, cassinos e o jogo do bicho. “A ideia é legalizar todo tipo de jogo. Hoje o jogo existe de forma clandestina e sem gerar qualquer benefício para o Estado”, afirma.



