O deputado federal César Messias (PSB-AC) solicitou, em caráter de urgência, a realização de duas mesas redondas, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, para debater o cancelamento de voos e os preços abusivos cobrados pelas empresas aéreas nacionais que operam no Acre.
O parlamentar pontuou que “as restrições na malha aérea da região estão prejudicando a economia e o turismo e, dessa forma, interferindo no fluxo comercial e impedindo a integração regional”.
Para ele, é inaceitável o fim de voos diretos entre Rio Branco e Manaus. “Isso tem elevado o tempo de voo para a Capital para seis horas, com conexão onerosa e sem sentido em Brasília. Rio Branco também está quase isolada de Porto Velho, com apenas um voo regular para a capital rondoniense, depois do cancelamento de outros dois, das companhias Gol e Azul”, disse o deputado, ao classificar como “insuportável” e “discriminatória” a situação.
Ele pede que as reuniões abertas sejam realizadas a fim de se buscar uma resolução ao problema. “Precisamos de ações efetivas da Anac para reverter esse isolamento”, ponderou César Messias.
Atualmente, apenas três voos com saída da Capital acreana estão sendo realizados. Das empresas aéreas TAM e Gol para Brasília, e da TAM para Cruzeiro do Sul.