Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado destaca assinatura de termo que beneficia projetos de assentamento no Estado

O deputado Lourival Marques comentou sobre os dois termos de cooperação, assinados ao longo da semana pelo Governo do Estado e instituições. Segundo ele, os termos irão proporcionar a consolidação de políticas públicas que irão promover o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental em projetos de assentamento no Estado.

Ele pontuou que entre as ações a serem desenvolvidas está o Programa Assentamento Verde, que discute a oferta de alternativas produtivas rentáveis ao produtor incorporadas à inclusão social e à conservação ambiental.

“O trabalho prioriza esforços conjuntos com as instituições que tradicionalmente tem uma ligação direta com o meio agrário do Estado. Estabelece um rol de ações para fortalecer os assentamentos por meio da qualificação e consolidação das políticas públicas, com ênfase ao estímulo do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Portanto, são ações de extrema relevância, pois, possuem o condão de fomentar a produção sustentável nos assentamentos da reforma agrária.”

Outro ponto discutido na assinatura dos termos foi o escoamento da produção dos projetos de assentamento. Lourival frisa que o Incra e o Departamento de Estradas se Rodagem do Acre (Deracre) se comprometeram na abertura e manutenção dos ramais para facilitar a retirada da produção.

“Só quem ganha é o produtor rural, porque o Governo do Acre que já tem boas políticas públicas para esse setor, ao se juntar a outros parceiros, como o Incra, Ipam e Fetacre, amplia ainda mais a oferta de alternativas para a produção familiar.”

Além do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), fazem parte desse projeto também o Governo Federal, por meio do Incra, o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam) e os produtores rurais, representados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre).

 

Sair da versão mobile