Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado Nelson Sales pede autonomia financeira a unidades de saúde

 O deputado Nelson Sales (PV) voltou a defender a autonomia financeira às unidades de saúde. Ele lembrou da lei criada na gestão do ex-governador Binho Marques e que trata sobre o assunto.

Para Sales, o atual governo deveria a lei e conceder a autonomia financeira às unidades de saúde.

“Essa lei tinha a finalidade de promover a transferência de recursos financeiros em favor das unidades de saúde integrantes da estrutura organizacional da Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), visando à melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma lei importante e que deve ser levada em consideração pela atual gestão”.

O parlamentar ressalta que diante das dificuldades enfrentadas atualmente pela área da saúde, essa seria a solução para minimizar o problema. “Sem essa medida os leitos dos hospitais vão se extinguir e pode faltar até alimentação para os pacientes. Na época do governador Binho Marques essa lei obteve êxito nos hospitais”.

Ele exemplificou que em Sena Madureira, hoje, a unidade de saúde possui apenas 40 leitos para atender uma demanda superior a isso. “Fui diretor do hospital de Sena Madureira há 15 anos e na época aquela unidade de saúde tinha 60 leitos, hoje tem um pouco mais de 40 para atender uma demanda que só aumenta. Temos que mudar essa realidade”, disse.

Por fim, Nelson Sales sugere que a Comissão de Saúde da Aleac coloque a lei na pauta de debate. “Quando o gestor é comprometido ele tira dinheiro do próprio bolso para comprar uma lâmpada ou arrumar um ar-condicionado. Os hospitais muitas vezes não dispõem de recursos para comprar tinta para impressora e até papel. Isso é um absurdo. Essa lei precisa ser novamente colocada na pauta de discussão, vou pedir para que a Comissão de Saúde desta Casa se reúna para debater o assunto. As unidades de saúde do Acre precisam ter recursos suficientes para bancar suas despesas”, concluiu.

Sair da versão mobile