Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dólar termina semana em queda, com cenário externo e sem ação do BC

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira (20), acompanhando o bom humor nos mercados externos e após o Banco Central não anunciar intervenção cambial pelo segundo dia consecutivo.

A moeda norte-americana caiu 1,46%, a R$ 3,5146 na venda. Na semana, a queda foi de 0,15%.

No mês de maio, o dólar acumula alta de 2,27%. No ano, há desvalorização de 10,89%.

O Banco Central não anunciou para esta sexta qualquer intervenção cambial, após ficar ausente do mercado também na quinta.

“Com uma agenda fraca aqui e lá fora, a sessão tende a ser mais calma”, afirmou à Reuters o operador da corretora Correparti Guilherme França Esquelbek.

O dólar recuou contra diversas moedas nesta sexta, em movimento de ajuste após dois dias de pressão por causa da expectativa sobre a possibilidade de alta nos juros dos Estados Unidos.

A ata da última reunião do Federal Reserve e declarações de autoridades do banco central norte-americano reviveram apostas em aumento de juros em junho, o que poderia atrair para os EUA recursos aplicados em outros mercados – e por isso motivar uma tendência de alta do dólar em relação a moedas como o real.

No Brasil, a ausência de intervenções do BC também abria espaço para algum alívio no câmbio. o BC vem atuando por meio de leilões de swap cambial reverso para reduzir seu estoque de swaps tradicionais e amortecer a queda da moeda norte-americana, especialmente quando a divisa recua abaixo de R$ 3,50.

 

Sair da versão mobile