Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Embaixada e Polícia Federal Norte-Americanas estreitam relações com o Acre

Representantes da Embaixada e de duas divisões da Polícia Federal Norte-Americana no Brasil estão no Acre, nesta quinta-feira, 11, a fim de estreitar relações com a Segurança Pública do Acre.

A pauta das conversas foi a preocupação com o tráfico de drogas e a entrada de imigrantes que venham utilizar documentações falsas para cruzar as fronteiras na região amazônica, seja para o terrorismo ou o tráfico de pessoas.

Participaram da conversa gestores de cinco instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), Ministério Público do Acre (MPAC), Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além dos representantes da Embaixada, da Drug Enforcement Administration [Agência Americana de Combate às Drogas] (DEA) e do Diplomatic Security Service [Serviço de Segurança Diplomática] (DSS), todas norte-americanas.

Os norte-americanos vão realizar uma apresentação aos policiais civis sobre identificação de documentos estrangeiros e passaportes falsos.

“Vamos dividir conhecimentos com as polícias para identificar o uso de documentos de viagens, pois os traficantes de armas, drogas, terroristas e demais criminosos em nível internacional necessitam desses documentos. E eles utilizam documentos falsos para se movimentar e realizar treinamentos, ataques ou coisas do tipo, e a polícia necessita desse conhecimento para poder detectar”, disse Joel Gomez, representante do DSS no Brasil.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, a cooperação e a troca de informações policiais são fundamentais.

Sair da versão mobile