Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aos 75 anos, aposentada confecciona artigos de decoração e garante renda extra

A área da casa onde a aposentada mora com a filha é sua vitrine. (Foto: Bruna Mello)
A área da casa onde a aposentada mora com a filha é sua vitrine. (Foto: Bruna Mello)

Bolsas, tapetes, coador de café, almofadas, conjunto de banheiro, de cozinha e até amarrador de cabelo. A paixão pela costura fez dona ‘Dica’, como é conhecida, se reinventar após a aposentadoria. Ela conta que aprendeu a costurar sozinha com quase 40 anos de idade.

“Peguei essa máquina de costura que estava parada e comecei a fazer tapetes, ‘pom pom’ de cabelo, bolsas. Vendia tudo no meu antigo trabalho. Depois que me aposentei pensei em caprichar ainda mais”, recordou a aposentada.

Ativa e bem humorada, dona Dica passa horas sentada à frente de sua máquina de costura. Muitas vezes não percebe o dia passar. Ela divide o seu tempo confeccionando suas peças e cuidando da horta que tem em casa. “Eu vivo muito feliz assim! Isso aqui (a arte de costurar) pra mim é uma vida. Eu me distraio muito costurando e gosto também, além de fazer um dinheirinho extra”.

A área da casa onde a aposentada mora com a filha é sua vitrine, lá ela expõe seu trabalho. As cores vibrantes dos tapetes pendurados na parede chamam atenção de quem passa por ali. Dona Dica conta que recebeu convites para montar seu próprio negócio, mas recusou.

“Eu não quero sair daqui. Quero trabalhar na minha casinha porque isso aqui é meu. Assim eu vou vivendo feliz! Enquanto eu tiver vida vou continuar fazendo a coisa que eu mais gosto que é costurar”, afirmou.

A aposentada recebe encomendas com frequência, e o hobby de costurar proporciona ainda, uma renda extra. Dona Dica fatura até R$ 200 por mês, somente com a confecção das peças que faz. Recentemente, a aposentada recebeu uma grande doação de roupas usadas, então decidiu improvisar um brechó.

“Resolvi fazer o brechó e estou sendo muito visitada. Essas roupas foi a minha família que me doou, eu mesma lavei tudo e deixei bem cheirosinho para vender. Até agora todas as peças que eu vendi foram menos que R$ 10, porque é um brechó e as peças são usadas né?”.

Muito humilde, a idosa diz que qualquer doação é bem-vinda. Tecidos, linha, e até roupas usadas para vender no brechó. Gostou da iniciativa da dona Dica e quer fazer doações? Os telefones para contato são: 9940-8583/ 9979-6673. Os interessados em conhecer o trabalho da aposentada de perto, podem visitá-la no endereço Rua Belo Horizonte – Bairro Doca Furtado nº 41.

Sair da versão mobile