X

Ballet da Rússia terá sessão extra em Rio Branco nesta quarta-feira

Apresentação reúne grandes sucessos do ballet clássico

Emoção. Esse é o sentimento que o espetáculo Stars of the Russian Ballet pretende despertar na plateia acreana em sua apresentação extra antes de deixar o estado. Após o sucesso do evento no último domingo, 29, o Ballet Russo decidiu presentear Rio Branco com mais um show de dança clássica nesta quarta-feira, 1º de junho, às 20h, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).

Augusto Stevanovich é o diretor da produção cultural da Rússia na América Latina. Ele conta que foi um desafio trazer o espetáculo ao Acre, mas que não desistiu em nenhum momento. “Desde 2013 estamos em turnê com o objetivo de popularizar a dança clássica no país. O Acre foi o último dos estados que conseguimos alcançar, mas não desisti nunca. Queria muito trazer o Ballet Russo para cá. Os bailarinos estão encantados que, em meio à floresta amazônica, o povo dê tanto valor assim a esse tipo de arte”, apontou.

Stevanovich promete ao espetáculo toda a excelência do Ballet da Rússia. A apresentação reúne os melhores momentos de O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Scheherazade, Spartacus, Cinderela, Carmen, Dom Quixote, entre outros.

A apresentação conta com 10 solistas de renomadas companhias de ballet que se revezam durante o espetáculo. Todos os bailarinos são russos e considerados os melhores, segundo o diretor. “Nós trazemos um formato único, nunca feito no mundo, que é apresentar o bailarino e o que ele fará antes de iniciar. O objetivo é fazer com que quem desconhece passe a conhecer”.

O diretor foi procurado em 2013 pelo embaixador da Rússia para dar vida a esse trabalho de levar o Ballet Russo a todo o Brasil. “O Ballet Russo é elitizado, para poucos e para poucas cidades, ele me disse. A ideia era mudar isso. No Brasil, por exemplo, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte eram umas das únicas a ter contato com esse tipo de evento, sendo que era uma vez a cada cinco anos. Quem dirá os outros estados?”.

O grupo insere toques de modernidade ao clássico, sem perder a essência durante as apresentações. A proposta da companhia é conciliar tradição e inovação.

O espetáculo será dividido em dois atos de 45 minutos cada e um intervalo de 15 minutos. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Plácido de Castro (Teatrão). O ingresso custa R$ 100 meia. Porém, se a compra for realizada com antecedência ao evento, o valor fica R$ 100 para todos. O local possui 500 lugares.

Stevanovich explica que o Stars of the Russian Ballet é um evento de alto custo e que não conta com nenhum patrocínio. Todo o dinheiro adquirido pelo grupo é oriundo da venda dos ingressos.

O diretor adianta que o objetivo é voltar a Rio Branco no segundo semestre deste ano com repertório diferente e outros bailarinos.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: