Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Setor empresarial entrega propostas para Plano Diretor na Câmara

A entrega da proposta foi feita nesta quinta-feira, 12. (Foto: ASCOM SISTEMA FIEAC)
A entrega da proposta foi feita nesta quinta-feira, 12. (Foto: ASCOM SISTEMA FIEAC)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieac), José Adriano Ribeiro, juntamente com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/AC) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 12, na Câmara de Rio Branco, com vereadores da Comissão de Urbanismo e demais parlamentares, para fazer a entrega das propostas do setor empresarial e da construção civil para o Plano Diretor do município. O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa, Artêmio Costa, dos presidentes da Fieac; do Crea, Carminda Pinheiro; e Creci, Márcio Santos.

A proposta, que foi fruto de estudos realizados por diversas entidades (além das presentes na reunião, Federação do Comércio, Associação Comercial e Federação da Agricultura), visa enfrentar os grandes desafios da cidade, entre eles a regularização fundiária e ambiental, desburocratização dos empreendimentos imobiliários, estímulo aos investimentos e geração de empregos, áreas para indústria e comércio, regras para a criação de zona de expansão urbana e regras para a zona rural. “Essa proposta foi feita por um grupo que se compromete a defendê-la para esta Casa, fazer as justificativas necessárias, mas que também compreende que não pode ferir direitos ou privilégios. Nossa intenção é ajudar”, adiantou Adriano.

De acordo com a presidente do Crea/AC, Carminda Pinheiro, dentro da própria instituição foi criado um grupo somente para discutir o Plano Diretor e levar sua contribuição na área técnica e de engenharia em geral. O presidente do Creci, Márcio Santos, pontuou que o assunto é de grande importância. “Estaremos mexendo em todo o contexto urbano. É muito importante haver essa participação e discussão de várias entidades, pois a falta de planejamento é muito prejudicial para a nossa cidade”.

Vice-presidente da Comissão, o vereador Gabriel Forneck ressaltou que o tema deve ser discutido com serenidade, além de observar o que é mais coerente para a cidade. “Estamos abertos ao debate. Precisamos pensar no lado socioeconômico. A Câmara também tem uma proposta de criar polos industriais e comerciais nas regionais. Queremos crescer e ver o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou. O presidente da Câmara, Artêmio Costa, reafirmou o apoio da entidade à iniciativa, adiantando que a Prefeitura encaminhará o projeto para tramitação logo após as eleições. “Outros segmentos também estão se adiantando e apresentando suas propostas. Tratar do Plano Diretor não é fácil, já houve inúmeras discussões, mais de dez audiências públicas realizadas pela Prefeitura com relação a isso. É algo que demanda muito tempo e muito trabalho. Assim que nos for encaminhado o projeto, entraremos em discussão e realizaremos outra audiência pública para fecharmos tudo”, informou. (Ascom Sistema Fieac)

Sair da versão mobile