X

Vacinação contra H1N1 imunizou 59% do público-alvo no Acre; campanha acaba sexta

A Campanha de Vacinação contra Gripe no Acre imunizou pouco mais de 100 mil pessoas, número que corresponde a apenas 59% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha encerra nesta sexta-feira, 20, e visa imunizar mais de 136 mil pessoas em todo o Estado.

Dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados nesta segunda-feira, 16, mostraram que o Acre tinha a segunda menor cobertura vacinal do país. A meta é vacinar 80% do público-alvo até o final da campanha.

Segundo a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frios da Sesacre, Auxiliadora Holanda, a campanha de vacinação não deve ser prorrogada. Ela afirma que o grupo prioritário menos atendido foi o de gestantes, com cobertura de 44,85%. Em seguida, estão as crianças com 51,51%, população indígena (63,70%), as puérperas (64,18%), e idosos (70,69%).

“Até o momento só atingiu a cobertura os trabalhadores em saúde com 87,67%. Em seguida, os idosos que está tendo uma boa procura, mas ainda falta alcançar a meta”, disse Holanda.

A gerente destaca que a campanha encerra em dois dias e a procura é pequena. Por isso, faz um alerta aos grupos prioritários: “Estamos fazendo um apelo a esses grupos, para que nos consigamos alcançar a meta e estar prevenidos contra essa doença. Está tendo muitas notificações da doença no Acre. É interessante que a população procure as unidades de saúde”.

Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, povos indígenas, população privada de liberdade, trabalhadores da aérea da saúde e pessoas com doenças crônicas devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: