Reaproveitamento da água produzida por ar condicionados utilizando-a na irrigação de jardins, limpeza de banheiros, lavagem de calçadas, entre outras possibilidades, por meio da instalação de um circuito hidráulico complementado com purificador. Este foi o projeto que chegou em primeiro lugar na primeira edição do Grand Prix Senai de Inovação no Acre, realizada durante toda a última quarta-feira, 4 de maio, no Instituto Senai de Tecnologia/Cetemm. Em segundo lugar, com a vice-liderança, ficou o projeto de elevador para cadeira de rodas e, em terceiro, um aplicativo chamado Talk Class, para facilitar a comunicação e integração de pessoas com deficiência auditiva.
“Fizemos muita pesquisa – em nível nacional e de campo. Observamos muito desperdício de água, todos os dias, e, como o ar condicionado virou, atualmente, artigo de primeira necessidade e de qualidade de vida da população, escolhemos essa, dentre várias ideias de sustentabilidade, para trabalhar”, explicou Júlio César Mendes da Silva, aluno do curso técnico de eletromecânica.
O presidente da Fieac em exercício, Nailton Feitoza Lima, elogiou o evento e a iniciativa do Senai em estimular o empreendedorismo nos futuros profissionais. “A instituição está de parabéns. Todas as ideias aqui apresentadas serão de grande ajuda para as indústrias e para a vida profissional dos alunos, que sairão formados pelo Senai com capacidade criativa e inovadora”, felicitou. De acordo com a diretora do Instituto Senai de Tecnologia, Tânia Lúcia Guimarães, os projetos terão continuidade, entrando, a partir de agora, em fase de execução.
Ainda será realizada uma seletiva, no estado, para definir qual protótipo participará do “Desafio Senai de Projetos Integradores”, que é a fase nacional da competição, encerrando-se em outubro, em Brasília/DF. “Foi emocionante. Os alunos todos se envolveram, mudou todo o clima da escola. Foram 21 equipes participantes, 88 alunos no total, que passaram o dia inteiro no Cetemm, sempre muito empolgados. A partir de agora, eles vão desenvolver os projetos e, como eles mesmos que tiveram a ideia, essa fase será muito mais fácil”, comemora Tânia.
GRAND PRIX – O objetivo do Grand Prix, com uma metodologia simples e fácil, é fazer com que ideias inovadoras sejam geradas pelos alunos para solucionar desafios lançados pelas indústrias, utilizando ferramentas para o desenvolvimento das ideias. A proposta é fazer com que a inovação se torne uma prática constante entre os alunos, capacitando-os para os desafios que enfrentarão como profissionais, tornando a indústria do Acre mais forte e competitiva.
Esta foi a primeira edição realizada no Acre, onde os alunos do Senai se debruçaram sobre os seguintes desafios: Inclusão de pessoas com deficiência (PCD) – “Como facilitar a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas?”; Contribuição da indústria para melhoria da qualidade de vida na sociedade – “Como desenvolver propostas inovadoras que causem impacto de forma positiva e significativa para a melhoria da qualidade de vida da sociedade?”; Melhoria da produtividade da na indústria – “Como potencializar a produtividade da indústria em um cenário de mercado desfavorável?”; Indústria sustentável e eficiência energética – “Como reduzir e reutilizar resíduos de forma sustentável? Como otimizar a eficiência energética as indústrias e residências?”.