Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

INAO investe mais de R$ 700 mil em aparelho neuronavegador inédito no Acre

 O Instituto Neurológico da Amazônia Ocidental (INAO) presta serviços de neurocirurgia para o Estado desde 2010. Pensando em atender ainda melhor os pacientes do Sistema Público de Saúde (SUS), a empresa investiu R$ 770 mil na compra de um neuronavegador.

A enfermeira do INAO, Sthefanie Andrade, explica que poucos centros cirúrgicos do país possuem esse aparelho de alta tecnologia. Mas como funciona um neuronavegador? Qual é a sua principal finalidade?

O aparelho funciona quase como um GPS. Durante procedimentos cirúrgicos o neuronavegador vai direcionando o médico em tempo real. Assim, o cirurgião pode avaliar de maneira mais precisa o local da incisão. Além da exatidão, essa tecnologia garante um procedimento menos lesivo e menos demorado, diminuindo os riscos da cirurgia considerada tão complexa.

“Esse aparelho vai auxiliar com mais precisão as intervenções cirúrgicas. Por exemplo, na retirada de um tumor, o neuronavegador vai dar a localização exata do tumor. Desta forma, o cirurgião poderá fazer a retirar apenas do tecido doente, sem mexer na integridade do tecido saudável”, explicou a enfermeira.

O equipamento, que vem revolucionando as cirurgias para tumores cerebrais, deve começar a funcionar nesta segunda-feira, 23 de maio. O Governo do Estado, representantes do INAO, e demais autoridades participaram da entrega do neuronavegador. Em 2015, a equipe do Instituto realizou cerca de 500 procedimentos cirúrgicos no Acre.

 

Sair da versão mobile