Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Na Fieac, Usina Santo Antônio anuncia energia exclusiva para Acre e Rondônia

Não vai ter blecaute. Assim garantiu o diretor de operações da Usina Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, na noite de quarta-feira, 18 de maio, para um público formado por empresários industriais, na Sala de Reuniões da Fieac. Ele anunciou, em primeira mão, que foram disponibilizadas seis novas turbinas geradoras de energia para abastecimento exclusivo dos estados do Acre e Rondônia, eliminando, assim, os constantes problemas de apagões totais e parciais, que, nos últimos 12 meses, causaram transtornos e prejuízos para a população. Segundo Maitinguer, as unidades já entrarão em funcionamento a partir de agosto.

Os investimentos nas novas turbinas representam um adicional de R$ 2 bilhões ao projeto total, que é de aproximadamente R$ 20 bilhões. “Sabemos o quanto os blecautes são prejudiciais e impedem a atração de novos negócios, investimentos e até a geração de empregos. As seis máquinas que compõem o projeto representam algo em torno de 40% do total de energia consumida entre esses dois estados, o que vai gerar maior estabilidade nessa região. Foi uma iniciativa da Santo Antônio, que tinha conhecimento dessa necessidade regional e fez toda uma negociação com órgãos reguladores até que esse processo fosse aprovado”, destacou o diretor.

Para o presidente da Fieac, empresário José Adriano Ribeiro, esta notícia foi recebida como um presente em plena semana de comemorações do Dia da Indústria. “Só temos a agradecer. Estamos vivendo um momento muito difícil no setor, e a comunidade industrial e todos os empresários sempre tiveram na matriz energética do estado um problema. Esperamos, com essa notícia, levantar ainda mais a autoestima do empresário e atrair mais investimentos para o nosso estado, dando essas condições de segurança”, comemorou.

Em setembro de 2015, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio completou oito anos de início da construção do empreendimento e, em março último, quatro anos de geração de energia comercial. O projeto estará todo concluído em novembro deste ano, segundo informou Maintinguer. O plano inicial previa a instalação de 44 turbinas. No entanto, com o adicional das seis unidades exclusivas para Acre e Rondônia, totaliza, agora, 50 máquinas. “A potência destinada aos dois estados será de 417 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes”, finalizou.

ed Hidreletrica Sto Antonio 18 (15)

Sair da versão mobile