Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado pontua debates em torno da nova Lei de Gestão Democrática nas escolas

Deputado destaca a importância da participação da população. (Foto: Agência Aleac)
Deputado destaca a importância da participação da população. (Foto: Agência Aleac)

O deputado Antonio Pedro (DEM), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa (Aleac), comentou sobre as audiências realizadas pela pasta, na qual debatem a nova Lei de Gestão Democrática das escolas da rede pública estadual de Educação Básica.

O debate em torno do assunto foi suscitado pelo deputado Daniel Zen (PT), ao apresentar um anteprojeto de lei sugerindo que a escolha dos ocupantes do cargo de diretor de ensino fundamental, médio e técnico das redes públicas ocorra com a participação de toda a comunidade escolar.

Antonio Pedro pontua a importância da participação popular no debate. “A comunidade escolar está tendo a oportunidade de discutir e debater o melhor caminho no que diz respeito à escolha dos diretores das escolas. Portanto, é fundamental que todos participem dessa discussão. O momento é de ouvir e ponderar o que for dito, para que, quando o projeto for levado ao plenário da Alec para ser votado, esteja de conformidade com os anseios da comunidade escolar”.

O parlamentar frisa que a próxima reunião será realizada no município de Sena Madureira. “Nosso próximo encontro ocorre na segunda-feira, 23, na cidade de Sena Madureira. Esperamos contar com a participação da comunidade, haja vista que como serão eles os principais beneficiados, o debate deve ser amplo e, principalmente, com a participação deles”.

Segundo o parlamentar, o Acre foi pioneiro na introdução desse tipo de gestão nas escolas. “Nosso objetivo é representar da melhor forma possível nosso povo. A prova disso é este anteprojeto de lei apresentado pelo deputado e também presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Daniel Zen”.

As próximas audiências públicas para tratar sobre o anteprojeto de lei irão acontecer dia 23 de maio, em Sena Madureira; 10 de junho, em Cruzeiro do Sul; e 13 de junho, em Feijó.

Sair da versão mobile