Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Programa Negócio a Negócio atende pequenos negócios no Acre

Programa Negócio a Negócio atende pequenos negócios no Acre

Realizar de forma simples e diferenciada um atendimento direto ao ambiente empresarial, para isso o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dispõe do Programa Negócio a Negócio, que gratuitamente orienta todos os anos milhares de empresas em todo o país, como os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos negócios.

As visitas às empresas são feitas pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), selecionados e capacitados pelo Sebrae para diagnosticar e propor soluções de problemas encontrados nos negócios. O atendimento é dividido em duas visitas. No primeiro encontro é feita uma apresentação formal do Programa, após a aceitação por parte do empresário é realizado seu cadastro e realizado um diagnóstico para avaliar questões básicas de gestão, operação, finanças e mercado. No segundo encontro, o Agente de Orientação entrega uma devolutiva ao empresário, com sugestões de melhorias, plano de ação e um kit personalizado contendo caderno de ferramentas, pen drive e caneta do Programa.

Gerson Aguirre, gestor do Negócio a Negócio no Acre, destaca a importância do programa para os pequenos empresários do Acre. “Vejo grande importância do Negócio a Negócio para os pequenos negócios, isso porque traz grandes benefícios para aqueles que buscam sustentabilidade no seu negócio e o Sebrae de forma proativa, presencial, gratuita e continuada leva informação, orientação e soluções práticas para sua implementação”, explica.

O Programa Negócio a Negócio é implementado pelo Sebrae em todo o país com mais de dois mil Agentes de Orientação Empresarial em campo. O programa atingiu 1,2 milhão de atendimentos, que auxiliou o empreendedor na organização de sua empresa, ajudando-o a promover a competitividade desses pequenos negócios.

Há dois anos atrás a empresária Daniella dos Santos fazia sozinha a troca de óleo de automóveis a domicilio. Os clientes se limitavam a amigos e conhecidos, era tudo no ‘boca a boca’. Hoje, a empresa “Rapidão Troca de Óleo” possui um local fixo, conta com oito funcionários e atende dezenas de clientes por dia.

De acordo com Daniella, o Programa Negócio a Negócio do Sebrae, teve papel fundamental no crescimento da empresa.

“O Programa Negócio a Negócio surgiu na realidade da empresa há seis meses, em pouquíssimo tempo tivemos um crescimento de 40% nos negócios. Não fazíamos sequer as coisas básicas de uma empresa, era tudo improvisado. Não fazíamos um controle de caixa, não tínhamos sistema e não tínhamos controle de vendas. Não tínhamos a noção de quantos clientes que tínhamos e do quanto lucrávamos de fato”, relata.

Daniella ainda ressalta que foi somente depois da visita do Agente de Orientação Empresarial do Sebrae que as coisas engrenaram de verdade.

A figura do Agente de Orientação Empresarial foi primordial, sempre pontuando o que estava certo e o que estava errado na gestão do negócio. Graças ao agente, mudamos até a identidade visual da empresa, destacando os serviços que são oferecidos. Durante as visitas do AOE foram estipuladas metas e a cada dia elas são alcançadas. O Sebrae tem feito um ótimo trabalho ajudando o pequeno empreendedor com o Negócio a Negócio”, frisa a empresária.

Sair da versão mobile