Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra a gripe no último dia de campanha

Com índice de vacinação contra a gripe menor que o esperado, de 61,62 por cento, a secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), intensifica a vacinação para os grupos prioritários. Nesta quinta-feira, 19, equipes estarão vacinando o público alvo no Via Verde Shopping das 11h da manhã até às 17 e na Fundação Hospitalar das 7 às 11 horas da manhã. Na sexta-feira, último dia da vacinação, a imunização será feita no Senadinho, Maternidade Bárbara Heliodora, no Centro da cidade e novamente na Fundação Hospitalar.

O público alvo da vacinação são as crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos (pessoas acima dos 60 anos), trabalhadores da saúde e sistema prisional, índios, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias, presos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma e pressão arterial alta. Para o grupo portadores de doenças crônicas na faixa etária de 5 a 59 anos, é obrigatório a apresentação da prescrição médica.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, explica que a vacina contra a H1N1 está disponível em 74 unidades de saúde de Rio Branco, incluindo Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap), Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família (USF) e que a meta é vacinar 60.022 pessoas. Mas por enquanto as crianças menores de 5 anos de idade alcançaram apenas 47,04% da meta, as gestantes, 44,75% e os idosos, 74,03%.

Apenas os trabalhadores da saúde – com 89,38% e as puérperas, com 84,95 alcançaram e ultrapassaram o índice de 80% preconizado pelo Ministério da Saúde.

No Brasil, o índice alcançado até agora é de 74,26%, No Acre, de 58,51% e em Rio Branco, 61,62%. Em Rio Branco a campanha foi lançada no dia 11 de abril e prossegue até esta sexta-feira, 20 de maio. O Ministério da Saúde não deverá prorrogar o prazo para a imunização do público alvo.

 

Sair da versão mobile